A Ford aproveitou a feira agropecuária Expointer para apresentar a série especial Sportrac da Ranger, que já está no configurador do site da marca. O evento abrirá as portas neste final de semana em Esteio, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma edição feita sobre a XLS diesel, cotada a R$ 159.990, exatos R$ 6 mil a mais do que a configuração que lhe deu origem.
A grande diferença entre elas é o pacote estético da Sportrac, que inclui itens como santoantônio exclusivo, estribos, soleiras, encosto de cabeça personalizado e apliques externos. Adesivos que imitam a trilha deixada por pneus nas laterais das caçambas são os toques mais chamativos. As rodas são de liga leve ganharam acabamento escurecido para combinar com o tom cinza Londres do santoantônio (gray London) e têm 17 polegadas.
Tal como a XLS, a Ranger Sportrac vem apenas com o motor Duratorq 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,2 kgfm de torque. Se você quiser o motor Duratorq 3.2 de cinco cilindros, 200 cv e 47,9 kgfrm, terá que partir para a Ranger XLT de R$ 171.490. A configuração vem sempre com transmissão automática de seis velocidades e tração 4X4 com marcha reduzida e diferencial traseiro autoblocante.
São de série ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, controle de cruzeiro, entre outros itens. Há controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampa e controle de velocidade em descida. O pacote de segurança é complementado pelos sete airbags de série (frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista).
A conectividade não foi esquecida. O sistema Sync vem ainda com assistente de emergência e câmera de ré, que se soma ao sensor de estacionamento traseiro. Mas o Sync3 com tela de oito polegadas sensível ao toque vem também só da XLT para cima.