Caminhões Autônomos da Uber fazem frete nos Estados Unidos

Sistema de transporte de cargas já rodou mais de 3,2 milhões de quilômetros e diz que irá fomentar o emprego na classe

Caminhão Uber Otto (Foto: Divulgação)

Caminhão Uber Otto (Foto: Divulgação)

O Uber quer mesmo liderar, também, o mercado de entregas nos Estados Unidos. Para isso, o gigante da tecnologia anunciou nessa semana que já está operando a sua frota de caminhões autônomos para o transporte de mercadorias por meio de seu aplicativo.

Os embarques estão acontecendo no Arizona, o mesmo Estado onde a marca já realiza os seus testes com os táxis robôs. Essa não foi a primeira vez que os autônomos da marca apareceram por aí transportartando carga. Em outubro de 2016, um dos seus caminhões levou uma encomenda de mais de 50 mil latas de cerveja de uma marca famosa.

O Uber informou que está usando um modelo de “centro de transferência”, no qual os caminhões dirigem de forma autônoma pelas rodovias, sempre com um motorista por trás do volante como forma de segurança, enquanto os motoristas assumem o controle apenas nos últimos quilômetros das corridas. Por mais que pareça contraditório, a empresa argumenta que o uso de caminhões robô aumentará os empregos, ao menos no curto prazo, por eles não serem suficientemente avançados para efetuarem corridas porta a porta, até os depósitos. Eles ainda exigem um motorista para toda a operação.

Os grandalhões sobre eixos da empresa de tecnologia ficam incumbidos de trafegar somente por trechos rodoviários, e quando chegam aos centros urbanos transferem as cargas para caminhões convencionais que se encarregam de conduzi-las aos seus destinos. No vídeo acima divulgado para apresentar o serviço, o motorista que vem buscar a carga do caminhão autônomo já transfere outra carreta carregada para ser transportada estrada a fora. A ideia é criar um vai e vem contínuo.

A empresa não divulga quantos caminhões estão em operação ou o tipo de carga que está transportando, mas afirma que já rodou por mais de 3,2 milhões de quilômetros nos Estados Unidos. Em nota, Alden Woodrow, líder de produto dos caminhões autônomos da Uber, disse que a empresa ainda não está operando em sistema “24-7” (vinte quatro horas por dia e sete dias por semana), mas que esse é o objetivo que eles querem atingir.

Caminhão Uber Otto (Foto: Divulgação)

Caminhão Uber Otto (Foto: Divulgação)

O “Uber Freight” nasceu depois de a empresa de tecnologia ter contratado o time por trás da corretora de transporte “4Front Logistics”, de Chicago. Uma startup formada por exímios profissionais da área de logística, que tinha acabado de adquirir licença para operar pelas rodovias dos Estados Unidos, mas que por algum motivo logo depois perdeu a tal licença. Segundo um porta voz da Uber, todos os cinco funcionários da 4Front Logistics ingressaram na Uber. E o gigante da tecnologia não pagou nada pela startup de Chicago. Um belo negócio!

A Uber planeja se lançar no empreendimento de caminhões autônomos de longas distâncias desde 2016. Foi por isso que ela adquiriu a Otto, empresa norte-americana de tecnologia de condução autônoma, por US$ 650 milhões, algo como R$ 2.1 bilhões, naquele mesmo ano. O movimento foi como uma declaração de guerra contra a Waymo, divisão de automóvel autônomos da Google.

Isso porque a Otto foi fundada em janeiro de 2016 por ninguém menos do que Anthony Levandowsky, que trabalhou no projeto de carros autônomos do Google, mundo pequeno não?. A aquisição do profissional gerou uma amarga disputa judicial entre as companhias, mas menos de uma semana depois do início do julgamento as empresas chegaram a um acordo de algumas centenas de milhões de dólares na justiça e tudo foi resolvido. Nada como ter uma conta recheada no banco para momentos de turbuência!

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