Nesta data em 21 de Março de 1960 em Johanesburgo na África do Sul, 20 mil negros e negras de várias idades protestavam contra a lei que os obrigava a andar com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular, quando 69 pessoas foram covardemente assassinadas e outras centenas feridas sem compaixão por tropas do apartheid.
Em memória à luta e coragem destes manifestantes, a ONU instituiu 21 de março, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Desde a formação do Movimento Negro no Estado de MS na década de 80, vários militantes e simpatizantes vem desenvolvendo ações na busca do enfrentamento a este mal que tanto tem vitimizado crianças, adolescentes, jovens e adultos, dificultando assim o desenvolvimento pessoal e profissional da população negra.
Este é o momento para homenagearmos as personalidades que muito contribuíram e que ainda contribuem para que a igualdade entre todos, realmente esteja de fato presente em nossa sociedade. Lembrar de ações projetos e feitos realizados por estas pessoas, só vem a contribuir para que outras pessoas também militem na causa e busquem através de suas ações contribuir para uma sociedade mais fraterna e mais humana para com todos, independente de sua descendência étnica.
Será realizado dia 21/03/2019 as 09h da manhã, no auditório da SDHU. Com a participação do cerimonial da Prefeitura será dado inicio com apresentação de uma musica, em seguida um vídeo rápido sobre os homenageados e suas ações relevantes a temática. Após um a um será chamado para receber um Certificado e em seguida algumas falas. Para finalizar um coffee-break será servido aos presentes.