Estão abertas as inscrições para o 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma iniciativa do Instituto MOL – com apoio do Movimento Bem Maior – para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania. As inscrições estão abertas de 21 de agosto até 11 de dezembro.
“Na primeira edição tivemos a oportunidade de conhecer jornalistas e estudantes do Brasil todo, queremos repetir o alcance e estimular o olhar dos comunicadores para a cultura de doação em suas diferentes abordagens”, comenta Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL, que foi criado em 2020, como braço social do Grupo MOL para promover a cultura de doação no Brasil.
Serão premiados trabalhos nos formatos de texto, áudio, vídeo e fotografia publicados em veículos de comunicação profissionais e acadêmicos entre 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2023. O tema central da reportagem deve estar relacionado ao conceito de cultura de doação e solidariedade, e poderá ser desdobrado a partir de pautas que abordem serviço para o doador, trabalho e iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, entre outros. Relevância, qualidade, interesse público, diversidade de fontes, originalidade, inovação e criatividade serão os critérios de avaliação.
Requisitos para inscrição
Além de se encaixar em uma, duas categorias, pessoas interessadas em se inscrever na premiação precisam, obrigatoriamente, participar do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma formação gratuita e online sobre cultura de doação destinada a profissionais e estudantes interessados no tema. O objetivo do curso é proporcionar informações – dados inéditos, ideias de pautas, lista de fontes, cases e personagens, para ampliar a cobertura sobre o assunto com maior qualidade, criatividade e diversidade. Além das aulas gratuitas, os participantes têm acesso a materiais complementares, como o Guia de Pautas e o Guia de Fontes. A não participação no curso é critério de eliminação no Prêmio MOL. Inscreva-se aqui.
Seleção e prêmios: Com foco na diversidade regional, a banca de jurados de 2023 é composta por jornalistas de diferentes estados brasileiros, entre eles: Daniela Arbex, Rodrigo Alves, Helena Corezomaé.
Na categoria Jovem Jornalista será escolhida uma reportagem ou série e o trabalho vencedor receberá o valor de R$ 3 mil. A categoria Profissional terá quatro reportagens ou séries premiadas, sendo uma para cada formato: áudio, vídeo, texto e fotografia. Cada uma delas receberá R$ 5 mil.