Arcar com as despesas de uma casa não é tarefa fácil e a cada ano fica mais difícil com os novos aumentos nas contas básicas, como luz e água.
Hoje, no entanto, já existem tecnologias que permitem a você não só reduzir drasticamente essas faturas, como também tornar o seu consumo e o de sua família muito mais sustentável.
Conheça abaixo as 3 tecnologias para reduzir as contas de sua casa:
#1 Sistemas Fotovoltaicos
Os sistemas de energia solar fotovoltaica são relativamente novos no Brasil, começaram em 2012, mas hoje já estão nas casas e empresas de mais de 118 mil brasileiros em todo o país.
O motivo para isso? Economia de até 95% na conta de luz e imunidade contra a inflação energética!
Utilizando apenas a luz do sol, um sistema fotovoltaico pode gerar toda a energia que você consome em sua casa, te proteger das bandeiras tarifárias e, o melhor, dura mais de 25 anos.
A popularização da tecnologia também trouxe forte queda dos custos dos sistemas no Brasil, que hoje estão mais acessíveis e contam ainda com linhas de financiamento próprias.
Os projetos dos sistemas são feitos exclusivamente para cada residência e para que você saiba o valor do seu sistema é preciso acessar um simulador de energia solar.
#2 Aquecedor Solar
Outra tecnologia que utiliza a luz do sol, mas que já está a muito mais tempo difundida no Brasil, é a dos aquecedores solares térmicos.
A função aqui é o aquecimento da água para substituir o uso do chuveiro elétrico, grande vilão da conta de luz.
Embora não chegue a 95%, a redução da conta de luz pode ser atrativa com o uso desta tecnologia, especialmente em famílias onde o consumo da água do chuveiro é alto.
Os custos da tecnologia também são menores e ela ainda pode ser usada em conjunto com os sistemas fotovoltaicos para aumentar sua rentabilidade.
#3 Cisterna
Por último, uma cisterna pode não só reduzir os custos de sua casa, como também ajudar para o consumo sustentável de um de nossos recursos mais escassos: a água.
A tecnologia é antiga, mas novos modelos estão popularizando o uso residencial de cisternas por não necessitarem obras para a sua instalação.
Compactos e feitos de fibra ou plástico, eles permitem captar a água da chuva diretamente do telhado, com proteção contra o acúmulo de sujeira ou contaminação pelo mosquito da dengue.
A água captada pode ser utilizada em uma variedade de tarefas, como lavagem de calçadas ou quintais, lavagem de carro, regar plantas ou mesmo para a descarga de privadas.
Fonte: Agência #movidos
O Brasil precisa aproveitar seu potencial climático e adotar políticas de incentivo no setor para minimizar o atraso no que tange à energia solar em relação a países europeus com potencial climático muito inferior, mas que se beneficiam da energia solar em maior escala.