São Paulo (SP) – Com o bom desempenho do franchising nacional, a busca por franquias tem sido uma opção para quem busca empreender. Porém, para não ser levado pela emoção de ter o próprio negócio, é importante se informar sobre o setor e fazer a escolha certa.
Para isso, Gustavo de Freitas, diretor executivo do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, separou cinco dicas rápidas que devem ser levadas em consideração na hora de investir em uma franquia. Confira:
- Cheque a reputação:todos os anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) premia com o Selo de Excelência em Franchising as marcas mais bem avaliadas pelos franqueados. Este é um excelente termômetro para saber sobre a satisfação do negócio.
Em apenas três participações, o Mercadão dos Óculos ganhou o Selo de Excelência em Franchising por três vezes seguidas.
- Pergunte sobre o suporte:a falta dele é uma das principais reclamações dos investidores, que se sentem isolados e com a sensação de que foram enganados. Converse com a franqueadora, mas também com franqueados para saber exatamente como funciona esse trabalho.
Por três anos seguidos (2017-2018-2019), o Mercadão dos Óculos ganhou cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em que o suporte ao franqueado foi um dos quesitos avaliados.
- Pense além do momento:essa franquia ainda será um bom negócio daqui a dois anos ou é só uma onda do momento? Procure por segmentos que há anos apresentam rentabilidade ou que oferecem uma solução atemporal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050, metade da população mundial será míope ou terá algum problema de visão. No ano passado, o segmento óptico faturou mais de R$ 20 bilhões.
- Avalie a localização: em geral, a escolha é feita pela franqueadora, mas deve-se tomar cuidado, pois um ponto com pouca movimentação e com muitos concorrentes irá dificultar o andamento do negócio. Pergunte: como a rede avalia a localização de uma unidade? É um bom método?
O Mercadão dos Óculos utiliza sistemas de georeferenciamento com alta tecnologia e realiza pesquisas do ramo óptico da cidade e principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas locais.
- Atenção à taxa de rentabilidade + retorno de investimento:quanto a franquia é rentável e em quanto tempo o investidor receberá seu payback? Deixar esses números passar batido e não avaliá-los é um erro comum no franchising.
O Mercadão dos Óculos possui rentabilidade líquida de 15% a 25% do faturamento bruto da loja devido ao mark-up de produtos a partir de 300%, com ganhos principalmente pelas parcerias com grandes laboratórios nacionais e lente própria para óculos de grau.
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de franquia de óticas criada para atender as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 239,90. Fundada em São José do Rio Preto (SP), conta com mais de 300 unidades e está presente em 24 estados. Neste ano, a marca pretende inaugurar 100 lojas e, até 2020, chegar a 600 pontos. Em 2017, 2018 e 2019, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Ficha Técnica
Investimento: a partir de R$ 150 mil
Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 25m² a 60m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 3
Número de unidades franqueadas: mais de 300
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 15 meses a 20 meses