A sétima arte, muitas vezes utilizada com o fim de ser puro entretenimento e passatempo, pode também ser uma boa pedida para quem deseja adquirir novos conhecimentos sobre algum setor específico. Isso inclui o varejo, já que muitos filmes abordam técnicas de vendas. Pensando nessa abordagem lúdica, Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, empresa especialista em inovação para o varejo, indica cinco filmes que podem servir de inspiração para varejistas e donos de negócios que desejam alavancar seus resultados. Confira:
1 – O homem que mudou o jogo (2011)
Com pouco orçamento e buscando destacar o seu time de beisebol, Billy Beane (estrelado por ninguém mais, ninguém menos, do que Brad Pitt) tem um grande desafio em suas mãos e precisa nadar contra a corrente para fazer o que ninguém mais está fazendo. “É muito comum que vendedores e donos de negócios queiram mais do que parece ser possível, mas isso não é necessariamente ruim e esse filme mostra isso, que sonhar alto é o primeiro passo para fazer algo realmente extraordinário e inovador”, ressalta o executivo da Nexaas.
Onde assistir: HBO Max
2- À procura da felicidade (2006)
Baseado na história real de Chris Gardner, esse filme é uma grande lição sobre resiliência e perseverança. Tendo que cuidar de seu filho de cinco anos depois de ser despejado e abandonado pela esposa, Christopher não pode simplesmente jogar a toalha. Ele faz tudo ao seu alcance para dar o mínimo de conforto ao filho, enquanto luta para se estabelecer profissionalmente. “Um clássico que todo vendedor deveria ver”, sugere o especialista.
Onde assistir: HBO Max, Netflix ou Star+
3 – Steve Jobs (2015)
“Jobs foi uma personalidade única, um ótimo exemplo de mente inovadora, e esse filme transborda isso”, destaca Andrei. Mostrando bastidores da vida de um dos homens mais revolucionários da área tecnológica, o longa que conta com atuação de Kate Winslet é um excelente exemplo da importância de surpreender nas entregas, superando expectativas, o que pode ser uma ótima chave para vender mais e também fidelizar clientes.
Onde assistir: YouTube
4 – O sucesso a qualquer preço (1992)
Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, esse longa conta com um elenco de prestígio e se passa em uma imobiliária. A competitividade entre os vendedores é clara e eles devem vender o máximo possível para não serem demitidos. “Apesar de radical, esse filme nos mostra valiosas lições de vendas e estratégias, e de como é importante não nos acomodarmos, principalmente em momentos de crise”, finaliza o Head de Vendas.
Onde assistir: YouTube
5 – Obrigado por fumar (2005)
Nesse longa protagonizado por Aaron Eckhart, temos Nick, um porta-voz de uma grande empresa de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos EUA. “A indicação se dá não só porque o filme é divertido de assistir, com as encruzilhadas em que o protagonista cai, mas também pela forma como ele mostra a importância de uma boa argumentação, necessária em qualquer venda”, aponta Andrei.
Onde assistir: Star+