As fibras são nutrientes essenciais para a saúde como um todo e especialmente para a nossa imunidade, pois elas promovem o bom funcionamento das células que revestem a mucosa do intestino e que formam uma barreira protetora contra a invasão de micro-organismos e toxinas externas.
Elas são vitais para o bom funcionamento e regularidade do intestino e também participam nos processos digestivos, facilitando a absorção de vitaminas, minerais e retardando a velocidade da absorção das gorduras e açúcares presentes na dieta.
Esse nutriente ainda cumpre um papel importante na alimentação de quem precisa controlar o peso. “Elas aumentam a sensação de saciedade, além de contribuírem para manter os níveis de insulina equilibrados. Assim, a pessoa sente menos picos de fome e diminui a compulsão alimentar, principalmente por doces, o que é muito vantajoso para reduzir a gordura corporal”, explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 12% da população brasileira consegue ingerir a quantidade diária recomendada de fibras na alimentação. Por isso, o médico lista aqui sete dicas para incrementar o consumo desse nutriente e aproveitar seus benefícios:
1 – Prefira consumir frutas inteiras, com cascas
Os sucos acabam eliminando boa parte das fibras, ainda mais se forem coados. Por isso, a fruta in natura acaba sendo a melhor opção, principalmente aquelas que podem ser consumidas com a polpa e com a casca, pois ali estão a maior parte das fibras.
- Substitua os doces por frutas como sobremesa
Além de fornecerem mais fibras, você ainda garante boas doses de vitaminas e minerais.
- Inclua vegetais nas principais refeições
Sim. Aquela regra de ter sempre uma salada colorida no almoço e no jantar está valendo para incrementar seu consumo de fibras.
- Prefira pães e massas integrais
Esses produtos são produzidos com farinhas integrais, que naturalmente possuem um maior teor de fibras, por isso têm uma digestão mais lenta e saciam por mais tempo.
- Substitua o arroz branco por opções com mais fibras
Arroz integral, arroz selvagem, cevadinha e trigo sarraceno são ótimos para você incluir mais fibras no dia a dia, sem mudar muito o seu cardápio.
- Incorpore o feijão em receitas
Além de consumi-lo com arroz, também vale preparar saladas, sopas e outros pratos com esses grãos. Já provou hambúrguer de feijão?
- Aposte nos suplementos de fibras
Eles são práticos e convenientes para serem incorporados na dieta, pois mesmo pessoas que comem bastante frutas, vegetais e alimentos integrais têm dificuldade de atingir a quantidade de 25 a 30 g de fibras por dia, o que é recomendado pelas autoridades de saúde.