No dia 28 de outubro de 2018, domingo, acontecerá o Dia Internacional da Animação – mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Com entrada franca, será comemorado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país.
A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.
O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.
Há 14 anos o evento vem se consolidando cada vez mais, passando a fazer parte do calendário cultural de vários municípios. Muitas cidades agregam programações como mostras, exposições e oficinas próprias. “É muito legal ver realizadores locais – que no começo só exibiam as mostras – passarem a estudar animação e se especializar nessa área”, aponta Priscila Severo, produtora do evento.
Em meio a inúmeros títulos, já foram exibidos os curtas Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê Rê Bordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria). Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”.
O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.
Nos últimos anos, houve algo próximo de 100 mil espectadores, porém, essa é uma conta que não tem como ser exata, uma vez que acontece de forma absolutamente gratuita e em lugares alternativos e acessíveis, como escolas e praças públicas. Em se tratando de financiamento, o projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.
“Ampliar o acesso ao conteúdo das mostras para fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.”, finaliza Fabiano Florez, produtor do evento.
Panorama histórico:
Paris, 28/10/1892. Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Em 2002, a Associação Internacional de Filme de Animação (ASIFA), lançou o Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos em mais de 30 países. No Brasil, a data passou a ser comemorada pela ABCA inicialmente como Dia do Animador.
Classificação Indicativa:
Infantil: livre.
Mostra Nacional e Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.
Mais informações: www.diadanimacao.com.br
Serviço do Dia Internacional da Animação
28/10/2018 | Domingo
Cidades participantes e horários em: www.diadanimacao.com.br
E-mail: contato@abca.org.br
Site: www.diadaanimacao.com.br
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: http://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao
Twitter: http://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: http://www.instagram.com/diadanimacao/