São Paulo (SP) – A edição de 2018 da Homeless World Cup, a Copa do Mundo de Futebol Social, tem neste sábado (17) o início da sua fase eliminatória, na Cidade do México. Ambas as seleções do Brasil chegam em alta às quartas de finais da chave principal (ouro) do torneio, invictas após as duas primeiras fases. Enquanto as mulheres tem dez jogos disputados com oito vitórias e dois empates, tendo marcado 81 gols e sofrido 32, os homens jogaram nove partidas, com oito vitórias e um empate: 59 gols marcados e 13 sofridos.
Em comum às equipes brasileiras, está o fato de terem sido líderes de seus grupos nas duas primeiras fases. Assim, garantem teoricamente um adversário menos forte nas quartas de final. Enquanto o feminino jogará contra o Peru neste sábado, às 13h40 (horário de Brasília), o masculino enfrenta a Hungria, exatamente uma hora mais tarde, às 14h40. Os dois jogos serão realizados na quadra 1 do torneio e terão transmissão ao vivo no canal do YouTube do campeonato: https://www.youtube.com/watch?v=1tKE27r7cYY.
“A seleção está em uma crescente. Nesta sexta-feira (16), por exemplo, conseguimos fazer três jogos de alto nível. Agora, nas quartas de finais, só tem equipes fortes. Nós enfrentaremos uma surpreendente seleção da Hungria e com certeza será um jogo muito difícil“, avaliou Pupo Fernandes, treinador do time masculino. Caso passe pelos húngaros, o Brasil enfrenta neste sábado, às 17h40, o vencedor de Bósnia e Chile na semifinal da chave principal. Se perder, joga com quem for derrotado neste mesmo duelo, porém às 17h.
“Seguimos crescendo dentro do campeonato. Acertamos a defesa nos últimos jogos e acredito que o feminino, assim como o masculino do Brasil, são equipes para disputarem o título da chave principal aqui na Cidade do México”, contou Antonio Fernandes, treinador da equipe feminina. Em caso de vitória contra o Peru, o Brasil enfrenta o vencedor de México e Costa Rica, às 16h20. Caso seja derrotada, a seleção enfrenta quem perder neste mesmo duelo, às 15h40.
Os jogadores – A seleção feminina conta com as seguintes jogadoras: Vanessa Santos (Independente FC) e Micaelly Ferreira (CAP Paranoá), ambas de Brasília; Beatriz Guimarães e Patrícia Alves (do Sambaituba FC/São Vicente A.C), ambas de Santos; Rayssa Arcoverde (Padre Miguel) e Thayane Higino e Ana Beatriz Santos (ambas Pereirão), as três do Rio de Janeiro; e Michele Sales (Babys Araçariguama), de Araçariguama (SP).
O time masculino é formado pelos atletas: Matheus Lopes (Jaguaré) e Daniel Lima (Garotos Bonge), ambos de São Paulo; Luis Eduardo Souza (Pereirão) e Richard Miranda (Padre Miguel), os dois do Rio de Janeiro; Igor Alessandro (Bola da Vez), de Sorocaba (SP); Ítalo Felipe Lopes (ADESF), de Santo Antônio do Descoberto (GO); e Cleisson Souza (União Recreativo Areal), de Brasília.
Resultados das seleções brasileiras até o momento:
Masculina:
Jogos primeira fase chave ouro
Dia 13/11 – Rodada 1: Brasil 4×0 Índia
Dia 13/11 – Rodada 2: Brasil 7×3 Finlândia
Dia 14/11 – Rodada 3: Brasil 8×4 Eslovênia
Dia 14/11 – Rodada 4: Brasil 13×4 Irlanda do Norte
Jogos segunda fase chave ouro
Dia 15/11 – Rodada 1: Brasil 1(1)x(0)1 África do Sul
Dia 15/11 – Rodada 2: Brasil 5×0 Indonésia
Dia 16/11 – Rodada 3: Brasil 10×1 Zimbábue
Dia 16/11 – Rodada 4: Brasil 4×0 Noruega
Dia 16/11 – Rodada 5: Brasil 7×1 Escócia
Quartas de final chave ouro
Dia 17/11 – Quadra 1: Brasil x Hungria – 14h40 (horário de Brasília)
Feminina:
Jogos primeira fase chave ouro
Dia 13/11 – Rodada 1: Brasil 12×0 País de Gales
Dia 13/11 – Rodada 2: Brasil 8×4 Egito
Dia 14/11 – Rodada 3: Brasil 9×1 Escócia
Dia 14/11 – Rodada 4: Brasil 13×3 Indonésia
Dia 14/11 – Rodada 5: Brasil 5(4)x(3)5 Colômbia
Dia 15/11 – Rodada 6: Brasil 7×6 Chile
Dia 15/11 – Rodada 7: Brasil 8×1 Irlanda do Norte
Jogos segunda fase chave ouro
Dia 16/11 – Rodada 1: Brasil 7(1)x(0)7 Chile
Dia 16/11 – Rodada 2: Brasil 7×1 Noruega
Dia 16/11 – Rodada 3: Brasil 5×4 Costa Rica
Quartas de final chave ouro
Dia 17/11 – Quadra 1: Brasil x Peru (13h40 horário de Brasília)
Futebol Social: entenda as regras – No futebol social, a quadra é reduzida, tem apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O time vencedor ganha três pontos no campeonato, o perdedor, zero. Em caso de empate, disputa alternada de pênaltis, com dois pontos para o vencedor e um para o time que perder. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também não estão permitidos a invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti do time adversário. O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios e um troféu exclusivo é destinado ao time que demonstrar e jogar com o espírito genuíno do futebol.
Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, penalidades: cartão azul (dois minutos) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio. Pelo menos um jogador deve ficar no campo oposto, ou seja, três atacam e dois defendem. Uma falta será marcada contra o time que ficar totalmente em seu lado. Se um jogador recebe um cartão azul, enquanto o time estiver com jogador(es) a menos, esta regra não é válida. Da mesma maneira, esta regra não vale se um jogador recebe um cartão vermelho.
Sobre a Ong Futebol Social – Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Penalty, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Participam jovens de 16 a 21 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento. Desde 2004, o projeto já atendeu mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).
Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial