A imprensa de Mato Grosso do Sul que retrata o agronegócio, foi homenageada nesse sábado (8) com o Prêmio Sistema Famasul de Jornalismo, edição 2018. Foram 70 inscrições válidas, julgadas por profissionais da comunicação e do agro, que premiaram 18 jornalistas e estudantes. O tema do prêmio proposto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Sistema Famasul foi: “O agro como produtor de água: Iniciativas sustentáveis de MS que preservam os recursos hídricos”.
“Este foi um tema extremamente atual. Mato Grosso do Sul em seus 41 anos de existência demonstra claramente que, ciência, empreendedorismo e continuidade de pesquisa, sempre levarão à sustentabilidade e, mais do que isso, aumento da produtividade tão necessária para nós do agro, para podermos atender essa demanda crescente que temos por alimento”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ao elogiar o trabalho desempenhado pela imprensa sul-mato-grossense.
Os critérios de avaliação consideraram a abordagem do tema; coerência editorial; originalidade; criatividade e pertinência das informações apresentadas.
O jurado foi composto por profissionais nacionais da comunicação e especialistas do setor, entre eles: Daniel Carrara (diretor executivo do Senar Central); Sérgio Ranallli (Folha de Londrina); Cleber Soares (diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento); Cristiano Zaia (Valor Econômico); Vera Ondei (Revista Dinheiro Rural) e Luciano Pires (Café Brasil).
Mauricio Saito anunciou o tema da edição 2019: “A tecnologia do campo conectada com a cidade”.
Na cerimônia de premiação, apresentada pelo jornalista da Rede Globo, Phelipe Siane, também participaram o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan e os diretores da Famasul, Mariana Urt e Marcelo Bertoni.
Confira os finalistas do Prêmio Sistema Famasul de Jornalismo, edição 2018:
Telejornalismo
1º lugar – Veículo TV Morena – jornalista: Edvaldo Nascimento Produtores de MS dão exemplo do uso racional da água no campo
2º lugar – Veículo SBA – jornalista: Rosa Cabral – Produtores preservam rio que abastece 50% da população de Campo Grande (MS)
3º lugar – Reportagem TVE – jornalista: Luana Rodrigues – Hortas Hidropônicas
Impresso
1º lugar – Jornal O Estado MS – jornalista: Bruno Arce – Sistemas de irrigação aumentam produtividade sem expandir área de plantio; ganhos chegam a 40%
2º lugar – Correio do Estado – jornalistas: Aline Oliveira e Daniela Arruda – MS tem 196 mil hectares com irrigação
3º lugar – Jornal O Estado MS – jornalista: Susan Benites – Produtor Rural de Mundo Novo adapta sistema de irrigação com garrafas pet e modelo é replicado
Radiojornalismo
1º lugar – CBN Agro – jornalista: Eder Campo e Luis Vilela de Andrade Assumpção
2º lugar – Nova FM – jornalista: Thalita Vieira – Série Novos Caminhos do Agro
3º lugar – Rádio Imaculada – jornalista: Bruno Nascimento – Fertirrigação
Webjornalismo
1º lugar – Valdelice Bonifácio – Diário Digital – Ciência e Consciência para manter a água limpa
2º lugar – Aliny Mary Dias – Midiamax – Lucro Limpo
3º lugar – Ariosto Mesquita – Agroin – Direto na Raiz
Fotojornalismo
1º lugar – Correio do Estado – Álvaro Rezende
2º lugar – Diário Digital – Marco Miatelo
3º lugar – Campo Grande News – João Garrigó
Universitário
1º lugar – Caio Tumelero – Uniderp – Conheça exemplos de preservação e incentivo na produção de águas em Campo Grande
2º lugar – Wesley Alexandre – Estácio de Sá – Em terra do agro produtores rurais se destacam por fazer brotar água
3º lugar – Vitória Olga Telesco – UFMS – Aquaponia economiza até 90% da água no cultivo de hortaliças
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul