Campanha de Natal da The Body Shop destinará parte do valor da venda de produtos para SOS Mata Atlântica

Ação conta com vídeo estrelado pela apresentadora Fernanda Lima e peças ilustrativas com animais silvestres de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil

A The Body Shop®, rede inglesa de cosméticos naturais, lança, em novembro, a campanha “Encante com o Poder da Natureza”, que reverterá parte do valor de todas as vendas realizadas entre 5 de novembro e 24 de dezembro à Fundação SOS Mata Atlântica. A verba será destinada à restauração florestal de uma área nativa de Mata Atlântica dentro da Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada em Cachoeiras do Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A campanha, cujo mote é o poder e a magia da natureza, conta com um vídeo estrelado pela apresentadora Fernanda Lima, que irá ao ar nas plataformas digitais da marca a partir do dia 5 de novembro. O muriqui, primata nativo da Mata Atlântica e uma espécie em perigo de extinção, será o personagem do Brasil nas peças ilustrativas sobre a campanha, que também trará animais silvestres de outras partes do mundo, já que a campanha é global.

Foto: Divulgação

A comunicação será direcionada a explicar que a cada compra realizada nas lojas e no e-commerce da The Body Shop entre os dias 5 de novembro e 24 de dezembro, R$ 1 será revertido para a SOS Mata Atlântica para a restauração florestal de uma área nativa dentro da Reserva Ecológica de Guapiaçu. O objetivo é chamar a atenção para a importância da conservação do bioma, onde vive 72% da população brasileira e que já teve quase 90% de sua área original destruída.

A iniciativa faz parte do compromisso global da The Body Shop® para recuperar cerca de 75 milhões de metros quadrados de florestas em todo o mundo. “Traremos uma série de produtos inspirados nos encantos da natureza para o portfólio de Natal. Queremos convidar as pessoas a ser reconectarem com a natureza selvagem e ajudar a resgatá-la por meio dessa iniciativa com a SOS Mata Atlântica”, explica Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop.

A expectativa é de que mais de 15 mil espécies de árvores nativas sejam plantadas na Reserva Ecológica de Guapiaçu entre janeiro e abril de 2019, a depender do valor arrecadado nas lojas até o fim deste ano. Globalmente, a The Body Shop já recuperou áreas verdes em florestas no Vietnã, na Armênia e no Reino Unido.

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e ameaçadas do planeta. O bioma abrange uma área de cerca de 15% do total do território brasileiro que inclui 17 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), dos quais 14 são costeiros.

Essa floresta possibilita atividades essenciais para a economia brasileira – como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. Sendo assim, uma vez que quase 90% da floresta já foi destruída, é necessário conservar seus remanescentes e recuperar a floresta, objetivos desta iniciativa. Além disso, 80% dos remanescentes estão em áreas privadas, como é o exemplo da propriedade da Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA).

A REGUA é uma organização não governamental (ONG) ambiental com a missão de conservar o alto da bacia do Rio Guapiaçu – junto com o rio Macacu abastece cidades como Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Em 2003, a REGUA adquiriu a Fazenda São José de Guapiaçu, iniciando assim seu processo de restauração florestal. Hoje, a REGUA já plantou mais de 300 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, totalizando uma área de mais de 200 hectares, sendo atualmente considerada uma referência para esta atividade.

Segundo a REGUA, a região da bacia do Rio Guapiaçu possui 58% do seu território com cobertura florestal. Entre os principais desafios para a conservação da região estão a expansão da urbanização, o aumento das casas de veraneio e a caça.

“Estamos falando de uma importante área nativa de Mata Atlântica do Rio de Janeiro que precisa ser preservada. Neste estado restam hoje aproximadamente 19% de sua área original de Mata Atlântica. Sendo assim, conservar áreas que resguardam estes remanescentes é extremamente importante a qualidade de vida das pessoas que vivem na região, bem como para a produção de água e para a manutenção do clima”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. Os dados sobre os remanescentes estão na última edição do Atlas da Mata Atlântica, monitoramento realizado pela ONG em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No último período analisado (2016-2017), o estado do Rio de Janeiro foi um dos que apresentou nível de desmatamento zero (em torno de 100 hectare), com o desmate de 49 hectares de Mata Atlântica. Por outro lado, o estado teve um aumento no desmatamento de 34% em comparação ao período anterior (2015-2016).

SOBRE A THE BODY SHOP®

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop® é uma marca inglesa de cosméticos naturais que procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo produtos para o corpo, rosto e fragrâncias de forma ética e sustentável. A The Body Shop foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força central da marca. A rede, que nunca realizou testes em animais, conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Aesop e a Natura, integra a Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multi-marca que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.

SOBRE A FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo