São Paulo (SP) – Presente nas principais competições do Brasil, o serviço do Suporte Neutro Shimano passou a ser feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle (distribuidor exclusivo da Shimano no País). Junto à essa novidade, veio o aumento de cerca de 40% no número de provas e bikes atendidas. Se, em 2017, foram 24 disputas de nove competições com a presença do serviço da marca japonesa, em 2018 essa participação subiu para 34, em um total de 14 eventos esportivos. Após atender 5.100 ciclistas no ano passado, nesta temporada 7.000 bike passaram pelas mãos dos técnicos da Shimano.
O serviço do Suporte Neutro Shimano consiste no apoio mecânico a todos os atletas inscritos em competições de ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. Este apoio, muitas vezes decide uma prova, pois o ciclista pode ter um problema mecânico no meio do percurso e é atendido rapidamente pelos Anjos Azuis, apelido dado a estes profissionais por ajudarem centenas de bikers durante os eventos esportivos.
“Mais uma vez o Suporte Neutro Shimano colabora com a filosofia da marca de apoio ao esporte, principalmente nos últimos anos, presente em grandes eventos como Olimpíadas Rio-2016 e agora em Tóquio 2020. O serviço incentiva cada vez mais atletas, colabora na profissionalização dos eventos e ajuda na disseminação dos valores do ciclismo”, comentou Rogerio Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.
As competições Brasil Ride, Ironman, GP Ravelli, GFNY Brasil, MTB 12h e Shimano Fest seguiram no calendário do Suporte Neutro Shimano. Outras oito foram novidade, ampliando o portfólio do serviço no País. São elas: Descida das Escadas de Santos, Maratona Internacional Estrada Real, Desafio Brou Bruto, Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, Sertão Diamante, The Rock, Mineiro Sense de MTB e 6h de MTB Gamaia.
“Foi um ano de muito trabalho, bastante corrido. Tivemos um time compacto, mas muito eficiente. Além das 34 provas atendidas, tivemos também 25 treinamentos técnicos da Shimano em todo o Brasil, ou seja, 2018 foi realmente intenso. Contamos com o apoio de vários mecânicos das lojas parceiras, as Shimano Service Center (SSC), que nos ajudaram nessas competições esportivas, além, é claro, dos nossos parceiros da Shimano Latin America”, explicou Roberto Costa, responsável pelo serviço do Suporte Neutro Shimano na Blue Cycle.
Enquanto em provas menores o serviço de Suporte Neutro atendeu uma média de 80 a 100 ciclistas por dia, houve casos especiais como o da ultramaratona Brasil Ride, no extremo Sul da Bahia, que atingiu diariamente a marca de 190 atendimentos, durante sete dias. Também merece registro o Ironman Brasil, em Florianópolis, onde 2.500 triatletas participaram da prova, com cerca de 50% deles utilizando serviços básicos nos dias anteriores à disputa, além dos casos durante algumas horas da competição.
“De uma forma geral, o ano foi bem produtivo. Alcançamos os objetivos traçados e conseguimos dar apoio a 100% dos eventos esportivos onde planejamos estar. Os treinamentos técnicos foram realizados de forma bem sucedida, sem que nenhum tivesse necessidade de ser cancelado. Em 2019, vamos nos estruturar ainda mais. Teremos material novo e nos modernizaremos para atender cada vez melhor os ciclistas das principais provas do Brasil. Isso sem esquecer dos mecânicos, que cada vez mais buscam por especialização e conhecimento na área”, finalizou Roberto Costa.
As provas atendidas – Ao todo, cinco competições concentram cerca de 70% do total de provas atendidas pelo Suporte Neutro: Brasil Ride, GP Ravelli, Ironman, Desafio Brou Bruto e Maratona Internacional Estrada Real, todas com três ou mais etapas ao ano. A Brasil Ride é a que promoveu mais disputas no calendário, no total de sete: 24h de MTB em Botucatu (SP), Road Brasil Ride em Pardinho (SP), Warm Up em Botucatu (SP), 24h de MTB em Costa Rica (MS), Warm Up em Ilhabela (SP) e Ultramaratona Brasil Ride e Maratona dos Descobrimentos, ambas em Porto Seguro (BA).
Em seguida, GP Ravelli e Ironman, com seis e cinco provas, respectivamente. O GP Ravelli teve as etapas de Jacutinga (MG), Piedade (SP), Ultra na Serra da Canastra (MG), Águas de Lindoia (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP) e São Tomé das Letras (SP). Já o Ironman contou com o 70.3 em Florianópolis (SC), Ironman Brasil, também em Florianópolis, 70.3 em Maceió (AL), 70.3 no Rio de Janeiro (RJ) e 70.3 em Fortaleza (CE). Desafio Brou Bruto, em Costa Rica (MS), São João Batista da Glória (MG), Imbassaí (BA) e Mariana (MG), e a Maratona Internacional Estrada Real, realizada em Ouro Branco (MG), Mariana e Itabirito (MG), fecharam a lista de provas com mais de uma etapa realizada.
As provas de uma etapa única foram: Descida das Escadas de Santos (SP); Volta Ciclística Internacional – Guarulhos (SP); Sertão Diamante, em Diamantina (MG); Gran Fondo NY, em Conservatória (RJ); IX Shimano Fest, em São Paulo (SP); The Rock – 1º Troféu Geocal Minerações, em Santana de Parnaíba (SP); Campeonato Mineiro Sense de MTB, em Lagoa Santa (MG); 12h de MTB, em Campinas (SP); e 6h de MTB Gamaia, em São José dos Campos (SP).
Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter: @shimanobrasil
Fanpages no
Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ e https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/