Ágeis, abertos, íntegros e acessíveis. Este é o lema do Pátio Digital, iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que, por meio do fortalecimento da transparência, da participação social e do desenvolvimento de novas tecnologias, tem por objetivo a melhoria da educação na cidade de São Paulo, considerada a maior rede pública da América Latina, somando um milhão de alunos e 80 mil funcionários.
O mais ambicioso e pioneiro modelo já feito por um governo brasileiro para trabalhar com métodos ágeis e de forma colaborativa será sustentado pela AMcom, companhia de Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento customizado, sustentação de sistemas, consultoria e alocação de profissionais, que fornecerá a manutenção dos sistemas legados e o desenvolvimento de novas ferramentas que corroboram com os pilares do programa baseados em Transparência e Dados Abertos, Colaboração Governo-Sociedade e Inovação Tecnológica.
O primeiro ciclo de desenvolvimento contemplará a reformulação dos sistemas de alimentação escolar e de gestão pedagógica, como o Diário de Classe on-line, além do portal da secretaria. Todos os sistemas serão reescritos em tecnologias avançadas e baseados nas necessidades dos usuários. Para isso, serão entrevistados funcionários, pais e alunos, visando atender as suas dores do dia a dia por meio de sistemas que disponibilizem informações transparentes.
A alimentação escolar, por exemplo, é um tema que não só diz respeito à gestão pública, mas também a todos que, de alguma forma, participam ou se beneficiam do processo. Aqui, incluem-se departamento de compras, nutricionistas, funcionários das escolas, alunos e pais. “O Pátio Digital é uma iniciativa de Governo Aberto que busca dar mais transparência e viabilizar a colaboração entre governo e sociedade por meio da inovação tecnológica e o contrato com a AMcom vai permitir a expansão do projeto”, pontua Fernanda Campagnucci, coordenadora da estratégia de transformação digital da SME-SP.
O desenvolvimento dos projetos por meio da metodologia ágil permitirá entregas enxutas e testadas ao longo da jornada de transformação digital, o que permite as adequações no decorrer do uso dos sistemas. Isso demonstra a quebra de paradigma do setor público em relação à adoção de sistemas, que estava acostumado com projetos longos e sem visibilidade. “A transformação digital está chegando à educação pública e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está na vanguarda deste movimento. É um projeto que vem ao encontro do nosso modelo de atuação, que é tornar a tecnologia real”, acrescenta a presidente da AMcom, Andréia Rengel.
O segundo ciclo de desenvolvimento contemplará a gestão de pessoas e a arquitetura de dados estratégicos e o último envolverá a gestão de insumos e o suporte às unidades educacionais. Ao todo, serão sete células de desenvolvimento, com pelo menos três projetos por célula.
O modelo de governo aberto da secretaria, que já ganhou destaque internacional com a premiação Governarte do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) pela transparência no orçamento, foi inspirado em projetos desenvolvidos na Espanha e no Reino Unido, além de referências na América Latina. Sobre a AMcom (www.amcom.com.br)
A AMcom é especialista em prover soluções inovadoras por meio de desenvolvimento customizado, sustentação de sistemas, alocação e consultoria para levar ao crescimento sustentável às organizações com resultados visíveis em curto prazo.
A empresa possui projetos que alcançam vários países, como México, Uruguai, Estados Unidos, França, Espanha, Holanda, Eslováquia, China, Rússia e Alemanha. No Brasil, opera há 21 anos com grandes clientes como Bunge, Hering, Infraero, Philips, Ambev e Grupo Ultra, entre outros que a reconhecem como uma parceira de total confiança e flexibilidade.
Com 300 colaboradores, a empresa atende a mais de 200 mil usuários em sustentação de sistemas e sua fábrica já desenvolveu mais de 4 milhões de horas em projetos com 18 meses de garantia.
Possui matriz na cidade de Blumenau/SC e filiais em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.