A Ford e a Volkswagen começaram a detalhar melhor os planos da nova aliança global. Pela primeira vez, eles confirmaram que as novas gerações das picapes médias Ranger e Amarok serão projetadas e construídas pela Ford. A chegada ao mercado dos modelos foi confirmada para 2022.
No comunicado oficial, ficou claro que cada um dos fabricantes vai apostar em seu expertise. Afora as picapes, a Ford ainda vai projetar e fazer vans comerciais maiores, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e fabricar uma van urbana.
Além disso, as marcas assinaram um memorando de intenções para estudar novas colaborações em segmentos cada vez mais importantes: veículos autônomos, elétricos e serviços de mobilidade. Os fabricantes ainda reafirmaram que a colaboração pode valer para outros tipos de veículos, um aceno que indica uma união cada vez maior.
Como é a nova aliança
A aliança não envolve troca de ações entre as companhias e será gerida por um comitê comum, liderado pelo CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett.
A aliança vai permitir ganhos de escala e eficiência, uma vez que ambas vão compartilhar investimentos para o desenvolvimento de novas arquiteturas para seus veículos. Os projetos em comum vão representar uma boa economia para ambas, que esperam melhoras nos resultados já em 2023.
Para os brasileiros, o acordo lembra a antiga Autolatina, união entre Ford e Volkswagen que durou entre 1987 e 1996. O projeto chegou a incluir o desenvolvimento de modelos da VW sobre a base da Ford, exemplos do Logus e do Pointer, além do compartilhamento de motores e carros entre elas.
Os dois grupos automotivos já se uniram também na Autoeuropa, uma joint-venture que desenvolveu minivans compactas para o mercado europeu e tinha participação dividida irmamente pelas marcas.