O segmento das picapes médias-pequenas vai crescer. A Ford confirmou a existência do projeto de uma picape abaixo da Ranger. A confirmação foi feita ao site AutomotiveNews pelo presidente de mercados globais do fabricante, o Jim Farley. Segundo o executivo, o mercado “pode esperar por novas picapes abaixo da linha que competimos hoje”.
O utilitário usará a plataforma do Ford Focus e pode recorrer ao nome Rancheiro, usado entre 1957 e 1979 por uma picape derivada de carro de passeio. Outro batismo que pode ser resgatado é Courier, nome que batizou a picapinha derivada do Fiesta no Brasil.
A notícia vem logo depois de a Ford confirmar a parceria com a Volkswagen para a produção da nova Ranger e Amarok. A norte-americana será responsável pelo projeto e fabricação das novas gerações de ambas. A fábrica de Pacheco (Argentina) pode concentrar a produção das picapes médias.
De acordo com a imprensa norte-americana, a picape mais acessível será vendida também nos Estados Unidos, mesmo que a Ranger tenha demorado a ser renovada por lá. A estratégia vai de encontro ao objetivo anunciado pela Ford de parar de produzir carros de passeio no país.
Alguns exemplares cobertos já foram flagrados em testes por lá. Pelo pouco que pudemos ver, a impressão é de que o estilo seguirá a angulosidade presente nos SUVs da Ford como o Edge ou EcoSport. Ou seja, o design não será sinuoso como o do novo Focus ou do Escape.
A aliança entre Ford e VW nos fez suspeitar que o projeto da nova picape talvez fosse capitaneado pela alemã, uma vez que ela será responsável pelos furgões pequenos.
No entanto, o utilitário da Ford está bem adiantado e isso anula as chances de compartilhamento de componentes com a futura Volkswagen Tarok, picape feita com base na plataforma MQB do Tiguan e família. Além disso, as montadoras confirmaram que o primeiro fruto da aliança serão as novas Amarok e Ranger, que estreiam em 2022.