Ford terá picape menor do que a Ranger para desafiar Fiat Toro e a futura Volkswagen Tarok

Modelo médio-compacto foi confirmado por executivo do fabricante

Futura geração da Ford Ranger vai gerar a nova VW Amarok (Foto: Divulgação)

Futura geração da Ford Ranger vai gerar a nova VW Amarok (Foto: Divulgação)

O segmento das picapes médias-pequenas vai crescer. A Ford confirmou a existência do projeto de uma picape abaixo da Ranger. A confirmação foi feita ao site AutomotiveNews pelo presidente de mercados globais do fabricante, o Jim Farley. Segundo o executivo, o mercado “pode esperar por novas picapes abaixo da linha que competimos hoje”.

O utilitário usará a plataforma do Ford Focus e pode recorrer ao nome Rancheiro, usado entre 1957 e 1979 por uma picape derivada de carro de passeio. Outro batismo que pode ser resgatado é Courier, nome que batizou a picapinha derivada do Fiesta no Brasil.

A notícia vem logo depois de a Ford confirmar a parceria com a Volkswagen para a produção da nova Ranger e Amarok. A norte-americana será responsável pelo projeto e fabricação das novas gerações de ambas. A fábrica de Pacheco (Argentina) pode concentrar a produção das picapes médias.

De acordo com a imprensa norte-americana, a picape mais acessível será vendida também nos Estados Unidos, mesmo que a Ranger tenha demorado a ser renovada por lá. A estratégia vai de encontro ao objetivo anunciado pela Ford de parar de produzir carros de passeio no país.

VW Tarok poderia servir de base para a futura picape Ford (Foto: divulgação)

VW Tarok poderia servir de base para a futura picape Ford (Foto: divulgação)

Alguns exemplares cobertos já foram flagrados em testes por lá. Pelo pouco que pudemos ver, a impressão é de que o estilo seguirá a angulosidade presente nos SUVs da Ford como o Edge ou EcoSport. Ou seja, o design não será sinuoso como o do novo Focus ou do Escape.

A aliança entre Ford e VW nos fez suspeitar que o projeto da nova picape talvez fosse capitaneado pela alemã, uma vez que ela será responsável pelos furgões pequenos.

No entanto, o utilitário da Ford está bem adiantado e isso anula as chances de compartilhamento de componentes com a futura Volkswagen Tarok, picape feita com base na plataforma MQB do Tiguan e família. Além disso, as montadoras confirmaram que o primeiro fruto da aliança serão as novas Amarok e Ranger, que estreiam em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo