Uma barregam da mineradora Vale se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (25/01) em Brumadinho, na Grande BH, em Minas Gerais, causando uma nova tragédia ambiental no Brasil. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.
De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação da Defesa Civil, moradores que residem na região mais baixa da cidade estão sendo retirados de suas casas.
Em nota, a Vale informou que os rejeitos atingiram principalmente a área administrativa da companhia e a parte da Comunidade da Vila Ferteco.
Há cerca de três anos, mais precisamente em 05 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, também em Minas Gerais, causou a morte de 19 pessoas e provocou uma enxurrada de lama, que inundou várias casas no Distrito de Bento Rodrigues. O dano ambiental foi considerável.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os danos causados por essa nova tragédia. Em uma delas é possível ver um helicóptero do Corpo de Bombeiros resgatando três homens cobertos por lama, sendo que um deles está desacordado.
As ações da Vale, que abriram em alta hoje, caíram 6% na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos (EUA), após o rompimento da barragem de Brumadinho.
Por causa do rompimento da barragem, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Minas Gerais foi obrigada a interditar a Rodovia MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos.
Por precaução, o Instituto Inhotim determinou a retirada imediata de todos os funcionários e visitantes que estão no local.
O Governo Estadual de Mina Gerais e o Governo Federal ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Com informações das Agências Brasil e Estado