A UP-RIGHTS, pioneira no mercado de administração de direitos autorais no Brasil, está comemorando 10 anos, e mantém o objetivo de potencializar os ganhos de compositores, intérpretes, atores, diretores e de artistas em geral.
“Com a era digital, o mercado mudou muito, e um grande artista ter uma empresa como a UP-RIGHTS para cuidar dos seus direitos autorais e conexos com o cuidado e atenção que merece, já é praticamente uma obrigação”, alerta Daniel Figueiredo, produtor musical, empresário e fundador da UP-RIGHTS.
O streaming – tecnologia que possibilita a transmissão de áudio e vídeo pela internet, sem a necessidade de fazer download – chegou em 1995 e desde então mexeu muito com o mercado fonográfico. Controlar os direitos autorais em variadas fontes, tais como cinema, TV, ECAD, Gravadoras, editoras e Publicidade, tem se tornado cada vez mais complexo e, por isso, somente uma empresa extremamente preparada e com a estrutura adequada como a UP-RIGHTS é capaz de desempenhar essa atividade, de maneira ágil e eficaz, otimizando a vida de seus clientes e evitando perdas.
Dentre as várias atividades exercidas pela UP, estão o cadastro de obras e fonogramas, fiscalização das prestações de contas de todas as fontes pagadores dos artistas, correção cadastral de obras e fonogramas, enfim, em todas as etapas desde o cadastro até o recolhimento de royalties, a UP-RIGHTS atua, sempre visando o correto pagamento dos artistas, seja no Brasil ou exterior, principalmente no ambiente digital.
Trabalhando em parceria com as associações nacionais que compõem o ECAD (UBC, ABRAMUS, etc) e com associações internacionais, tais como SGAE (delegação Brasil), GDA, ASCAP e BMI, a UP-RIGHTS consegue estabelecer uma comunicação direta e dinâmica que só traz benefícios aos seus clientes.
A UP-RIGHTS foi criada após seu fundador, Daniel Figueiredo, perceber que a atenção de profissionais especializados fez total diferença na sua carreira, possibilitando de maneira direta aumentos substanciais em seus recebimentos com direitos autorais.
Para exemplificar a importância do trabalho desenvolvido pela empresa, Loana de Oliveira, CEO da UP-RIGTHS, cita o caso em que conseguiu cancelar uma dívida indevida de mais de 400 mil reais de um dos clientes. “O cliente achava que devia este valor, mas decidimos fazer uma auditoria e vimos que era uma cobrança totalmente indevida, então, mesmo sem a necessidade de ir para a justiça, conseguimos cancelar a dívida e organizar todo o recebimento do cliente. Tiramos o cliente praticamente de uma areia movediça!”
DEPOIMENTOS DE CLIENTES:
“Assumirmos a responsabilidade de defender os direitos autorais de outras pessoas, torna-se um trabalho muito árduo. Agora, completando 10 anos no mercado, fica muito claro pra todos nós, artistas e batalhadores num universo tão disputado, que nenhuma empresa poderia se estabelecer por tanto tempo se não tivesse competência e profissionalismo naquilo que se propôs a fazer em prol dos nossos direitos, que por tantos anos ficaram à deriva. A UP-RIGTHS está de parabéns pelo papel que vem desempenhando. E que venham mais muitos “10 anos” de sucesso.”
Serginho Herval – Roupa Nova
“A minha parceria é um motivo de muita satisfação e fico muito feliz em ver o resultado que tem dado na minha arrecadação como compositor, como artista, como músico e produtor! Muito bacana e com certeza vida eterna para a UP-RIGTHS”
Dudu Nobre
“Direito autoral sempre foi uma matéria difícil para nós que somos artistas, que somos criadores. A gente se preocupa muito mais em estar criando, tendo ideias pra fazer música…pra criar espetáculos. Essa parte de direito autoral, que é fundamental, e que nós deveríamos viver de direitos autorais, cada vez mais vamos precisar do profissionalismo e da competência de um escritório como a UP-RIGTHS, que são pessoas que conhecem a matéria e que correm atrás dos nossos direitos. Estão juntos com as gravadoras, plataformas digitais, sociedades arrecadadoras. Acho muito importante para o compositor, artista, ter essa assessoria, que estão atentos e batalhando por nós em relação a todos as questões de direitos autorais que envolvem a comercialização da música”.
Fernanda Abreu
Sobre Daniel Figueiredo
Produtor musical e empresário, Daniel Figueiredo já trabalhou em inúmeros produtos e com grandes nomes da música como: Beth Carvalho, Jerry Adriani, Aline Barros, Emilio Santiago, Jane Duboc, Daniela Mercury entre outros. É autor e intérprete dos temas dos vídeos oficiais de apresentação do Brasil e das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 da FIFA. Também já fez trabalhos para o cinema americano como: “Transmigration” e “The Heartbreaker”. Em 2008, criou a UP-RIGHTS empresa pioneira em administração de direitos autorais, que tem como clientes artistas como Roupa Nova, Beth Carvalho, Jorge Aragão e Dudu Nobre, entre outros. Além da UP-RIGHTS, Daniel também é sócio-fundador das empresas MusicSolution (produção de trilha sonora) e Paratela (aplicativos) e sócio da Starling Academy of Music, escola pioneira no mercado e com o maior acervo de material virtual e cronológico do Brasil. Além disso, é endorser das marcas: PRS, PreSonus, Native Instruments, La Bella/ Olinto, Blueberry, WireConex.
Em 2015 ganhou o prêmio Profissão Entretenimento, na categoria Produtor Musical. Em 2016, ganhou o prêmio Profissão Entretenimento, na categoria Produção Trilhas para TV e Cinema, e em 2018 recebeu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Produtor de Trilha sonora para TV e Cinema
Sobre Direitos Autorais
O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e é dividido, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais.
O direito moral assegura a autoria da criação ao criador da obra, já os direitos patrimoniais se referem principalmente à utilização econômica da música, e um direito exclusivo do autor utilizar sua obra da maneira que quiser, podendo permitir que terceiros a usem de maneira total ou parcial.
Os titulares de direito de autor estão diretamente ligados à obra musical, enquanto os titulares de direitos conexos estão ligados ao fonograma.
*Fonte: ECAD