Engana-se quem acha que é fácil ser empreendedor, requer-se muita coragem daquele que sonha em ter o próprio negócio. Na maioria das vezes é necessário que nós, empreendedores, façamos uma escolha entre o trabalho estável e nosso negócio, pois não há tempo hábil para exercer ambas as funções.
Antes de qualquer coisa, o candidato a empreendedor deve avaliar alguns critérios como: se seu negócio será sua prioridade; verificar se vale a pena investir na sua ideia; e buscar um diferencial. Tenha em mente que o sucesso não acontecerá de imediato, é preciso muito empenho e dedicação para que o negócio torne-se bem-sucedido. Além do mais, esteja preparado para trabalhar muito, você precisará de foco e muita energia para garantir a produtividade do empreendimento. Depois de verificado as condições para adentrar no mercado de negócios, deverá medir seu grau de afinidade com o ramo escolhido.
Atualmente temos ramos diversos a serem empreendidos, inclusive negócios de sucesso que, também, podem ser adquiridos a partir do modelo de franquias disponíveis no mercado. O modelo de franquias tem crescido a cada dia, só em 2017, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7% no quesito faturamento e prospecta para 2019 um aumento entre 8% e 10% em comparação ao ano anterior.
As franquias não estão presentes apenas nas grandes metrópoles, podemos encontrá-las, também, em pequenas cidades do interior. Isso faz parte do processo de expansão das redes de franquias, o que gera crescimento para a marca, bem como desenvolvimento a estas regiões, cria empregos e possibilita que a marca seja conhecida pelo público interiorano.
Temos, inclusive, exemplos de marcas que nasceram nesses pequenos municípios. A The Shaky, foi criada na cidade de Lins, interior de São Paulo pela advogada Camila Felix que começou seu negócio com a ajuda de sua avó em um espaço de 30m², e virou point de encontro dos linenses. Após experienciar tamanho sucesso, a rede ganhou espaço no mercado e expandiu-se Brasil adentro e, também, internacionalmente.
Atualmente a franqueadora conta com 10 lojas, sendo duas delas no Paraguai. No primeiro semestre de 2018, a corrente de comércio entre Brasil e Paraguai foi de mais de 2 bilhões de dólares, número 5,7% maior com o mesmo período do ano passado e de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 129 redes brasileiras em operação no exterior.
*Sobre Camila Felix
Camila Felix é formada em Direito pela faculdade Unimep Lins e já trabalhou no setor público. A empresária é atuante do franchising desde 2015 e é uma das sócias fundadoras da rede de sorvetes criativos, The Shaky.