A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (25), a informação de que policiais da corporação flagraram em uma fazenda localizada no município de Cassilândia, a 436 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento ilegal.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na última sexta-feira (22), durante uma fiscalização de rotina. O proprietário rural estava fazendo uso de uma motosserra para fazer o corte ilegal de árvores de várias espécies, como Aroeira e Angico.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), o produtor rural, de 54 anos, não tinha licença ambiental para derrubar árvores, e não podia utilizar motosserra para cortá-las.
Foi constatado também, que o fazendeiro era apenas arrendatário da área e não proprietário. Ele também não possuía a LPU da motosserra, que é o Documento de Porte, Uso e Transporte do equipamento.
Os policiais militares ambientais apreenderam além da motosserra, 3,5m³ de palanques de aroeira e outros 2,5 m³ de estacas de angicos.
Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram e multaram o arrendatário. O valor da multa foi de R$ 7,9 mil. Além disso, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental.
Caso venha a ser condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 3 meses a 1 ano de prisão.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS