Depois de apresentar só o visual, a Chevrolet chinesa começa a revelar os detalhes mais importantes sobre a nova geração do Prisma, que passará a ser chamada de Onix sedã.
Por enquanto, sabemos apenas que o sedã chegará ao Brasil já no mês de julho e com um novo motor 1.0 turbo. Mas, a empresa ainda faz mistério sobre os dados de desempenho dele por aqui. Se o detalhamento técnico for parecido com o do modelo chinês, teremos muitos motivos para comemorar.
Por lá, 1.0 Ecotec turbo terá 124 cv e 18,3 kgfm de torque. Isso significa que ele será bem mais potente que o 1.4 aspirado do Prisma brasileiro. Atualmente, esse motor rende por aqui 106 cv e 13,9 kgfm. O câmbio seguirá sendo um automático de 6 marchas, como é atualmente o nosso.
Porém, outro detalhe nos chamou muita atenção: o consumo de combustível. A Chevrolet chinesa promete que o Onix sedã 1.0 turbo fará 20,4 km/l. Não há detalhes se esta é uma média apenas em ciclo rodoviário, urbano ou misto.
Mas, existem motivos de sobra para esperarmos por esse motor. Isso porque a melhor média do Prisma brasileiro hoje em dia é de 13,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, sempre com gasolina, conforme o Inmetro.
Apesar de o entre-eixos saltar dos 2,52 metros para cerca de 2,60 metros na nova geração, o porta-malas ficou um pouco menor. São 469 litros, segundo a montadora, menos que os 500 litros da nossa versão.
Outra novidade para os chineses é a configuração com visual esportivo Redline. Além de detalhes vermelhos pela carroceria, o modelo ganha outros bons itens de série, como rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis com lâmpadas de led e bancos inteiriços.
Haverá, ainda, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS, EBD, câmera e sensor de ré, monitoramento da pressão dos pneus e quadro de instrumentos com tela de 3,5″. Além disso, o carro terá 22 porta-objetos dentro da cabine.
O sistema multimídia MyLink foi mantido, mas perdeu, ao menos na China, o Android Auto. Vale lembrar que o governo chinês tem diversas restrições ao Google e privilegia o rival local Baidu. Portanto, é de se esperar que o sistema de espelhamento chinês que há no Onix sedã por lá dê lugar ao bom e velho Android Auto quando o modelo for fabricado aqui.
Mas, bem que a Chevrolet brasileira poderia copiar a asiática quando o assunto é conectividade, já que por lá os passageiros poderão contar com 12 Gb de internet gratuita dentro do carro pelo sistema OnStar. Já queremos.