Amanhã (7), às 9 horas, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vai receber convidados e imprensa com um delicioso Café da Manhã Pantaneiro para divulgar sua participação na Campo Grande Expo que acontece em três semanas na Capital sul-mato-grossense.
As perdas e os desperdícios de alimentos ocorrem ao longo de toda a cadeia de valor agrícola e em todas as fases da produção até chegar à mesa, reflexo da ineficiência dos nossos sistemas alimentares. A Campo Grande Expo quer facilitar o diálogo, impulsionar a inovação e compartilhar as melhores práticas. É o AgroFood que está com uma programação diversificada e conta com a parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS.
Miriam Coura Aveiro, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS, reforça a importância da agricultura familiar estar presente na feira. “A participação da incubadora vem consolidar todo um trabalho desenvolvido no campo. Existe o entendimento de que estar presente numa feira escola como esta, aprendendo, conhecendo os expositores que estarão presentes com novas tecnologias, as palestras, este novo olhar sobre o agro do MS, é fundamental para consolidar as cooperativas de agricultura familiar no mercado”, completa.
Neste sentido, a incubadora marca presença levando o melhor da terra, para servir, comercializar e aprender com os que já estão neste caminho há mais tempo. O público terá a oportunidade de experimentar as comidas típicas do campo, como pamonha, bolos, sucos, licores, biscoitos, doces, e outros, no AgroFood. Assim como os artesanatos, desenvolvidos com matéria prima natural e sustentável.
Os visitantes da feira terão a oportunidade de ver ainda um Espaço Experimental de Produção Agrícola com energia solar, incluindo hidroponia com energia solar, sistema Mulshing de produção de hortaliças e produção de tomates em vasos com irrigação por gotejamento. E as novidades não param. Haverá ainda viveiro de mudas nativas, frutíferas, medicinais e as queridinhas do momento, as Plantas alimentícias não convencionais, ou pancs, como são mais conhecidas.
Rumo ao conhecimento, a incubadora assina ainda algumas capacitações, como o de Manejo de Frango Caipira de Corte, parceria com a avicultura de Gramado (RS), onde será apresentada a proposta de produção do frango caipira de origem Francesa Label Rouge, e os seminários: Agroindustriais rurais, legislação, rotulagem e comercialização; Como implantar uma agroindústria rural; e Cadeia Produtiva de Frutos Nativos e Desenvolvimento de produtos, com apresentação da cadeia produtiva de frutos nativos e produtos comercializáveis.
O café da manhã pantaneira será oferecido das 9h às 10h, no espaço da feirinha agroecológica da UFMS, que fica no corredor central, em frente ao banco Sicredi.
Sobre a Feira – O evento reunirá em um único ambiente: conhecimento técnico, capacitações, dinâmicas de máquinas e implementos e grandes oportunidades de negócios. Serão apresentados novos produtos e serviços ligados ao setor agropecuário. O evento acontece de 28 de maio a 1º de junho, no Terra Nova Eventos, das 8h às 18h. A entrada custa R$ 10.