Scheidt abre vantagem na liderança do Campeonato Europeu da classe Star

Bicampeão olímpico se manteve no top 5 nas três regatas disputadas nesta quinta-feira (16), em Riva Del Garda, na Itália. Com isso, abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado

São Paulo (SP) – Robert Scheidt segue na liderança do Campeonato Europeu de Star. Disputado em Riva Del Garda, norte da Itália. Nesta quinta-feira (16), o bicampeão olímpico fez valer uma de suas marcas registradas: a regularidade. Ao lado do proeiro Henry Boening, o Maguila, manteve-se entre os top 5 nas três regatas do dia. Cruzou a linha de chegada em 3°, 5° e 2° lugares para abrir vantagem na ponta da classificação geral. Com nove pontos perdidos, tem seis de vantagem para o italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen.

O bom desempenho mantém Scheidt confiante, contudo, ele reafirma o alto nível da competição e reconhece dificuldades enfrentadas no Lado Di Garda. “Está muito difícil de sair do congestionamento na largada, mas até agora não tivemos nenhuma regata ruim. Enfrentamos um pequeno problema com nossa vela logo na primeira largada nesta quinta-feira, o que nos preocupou até o final da terceira disputa. A cruzeta de outro barco fez um rasgo pequeno, mas não chegou a comprometer. Agora vamos repará-la até amanhã (sexta-feira, 17)”, explicou o velejador após um dia de sol em Riva Del Garda, com 18ºC e vento sudoeste entre 10 e 12 nós.

Scheidt e Maguila em ação no Lago Di Garda (Gilles Morelle / SSL)

Com 46 anos de idade, Robert trabalha corpo e mente para seguir sendo competitivo no vela internacional. Problemas no equipamento e longos períodos na agua em um local de vento forte como a Lago Di Garda, colocam sua preparação física à prova. “Precisamos estar recuperados e seguir bem preparados para a sequência deste Campeonato Europeu, onde temos 90 barcos na disputa. Com três regatas nesta quinta-feira, tivemos um dia que exigiu muito fisicamente. Agora é descansar e seguir focado para velejar bem nesta sexta”, completou o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios, patrocinado por Banco do Brasil e Rolex e apoio do COB e CBVela.

O Campeonato Europeu da Classe Star é válido também como a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100.000,00 (cerca de R$ 400.000,00), além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL. As regatas seguem até domingo (19), no clube Fraglia Vela Riva.

Campanha olímpica – Robert Scheidt disputa o Europeu de Star sem perder o foco na campanha visando a classificação aos Jogos de Tóquio/2020 na classe Laser. Após a disputa no Lago Di Garda, ruma para o Japão, onde, a partir de 3 de julho, participa do Campeonato Mundial na Classe Laser, na mesma raia das regatas da Olimpíada, evento que serve como uma das seletivas para a definição da equipe brasileira para Tóquio/2020. Ele ainda deve voltar ao país asiático em agosto, para participar do evento teste dos Jogos.

O Mundial será a terceira grande competição de Scheidt em seu retorno à classe Laser. Entre o final de março e início de maio, disputou o Troféu Princesa Sofia e a Semana de Vela de Hyères. O brasileiro tem apresentado evolução constante na classe Laser. Em ambas as disputas, ficou a apenas uma posição da medal race.

O bicampeão olímpico vai em busca da sexta medalha, a quarta na Classe Laser, na qual acumula os ouros em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e uma prata (Sidney/2000). Se conseguir a classificação, Scheidt será o recordista brasileiro em participações em Olimpíadas, com sete no currículo.

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na Classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

180 títulos – 88 internacionais e 92 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016. Em novembro de 2017, pela Star, conquistou a Taça Royal Thames e, neste domingo, o Paulista de Star.

Laser
– Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

– Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000

Star
– Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe

– Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo