Ver carros compactos devorando as vendas de novos é tradição em nosso mercado. Mas alguns modelos, como o veterano Volkswagen Gol, estão se sobressaindo neste mês, e mostram que o mercado, apesar dos sinais de crescimento, está com um “tíquete médio” modesto. Dos dez mais vendidos no mês, sete são hatches de entrada com preços médios entre R$ 40 mil e R$ 65 mil. O único na faixa de R$ 100 mil é a Fiat Toro.
Entretanto, quando abrimos o recorte para os 20 modelos mais vendidos, o cenário já é outro: a dominância é dos modelos mais modernos (e caros), em especial os SUVs. Aqui o valor médio sobe para a faixa dos R$ 75 mil aos R$ 100 mil, e a disputa anda acirradíssima. Destaques para o Jeep Renegade, líder dos utilitários, o Toyota Corolla, único sedã médio da lista, e a picape Hilux, único importado – é produzida na Argentina.
Expectativa x Realidade
Alguns lançamentos geram enorme expectativa, e um deles é o Volkswagen T-Cross, primeiro SUV compacto da marca alemã, lançado em abril. Embora não tenha projetado publicamente um volume, a montadora nunca escondeu o desejo de brigar pela liderança da categoria. Mas ainda não foi em maio que o T-Cross se impôs. O modelo nem sequer aparece entre os 20 mais vendidos, assim como o Toyota Yaris, que segue distante de Argo e Polo.
1º) Chevrolet Onix – 8.061 unidades
2º) Hyundai HB20 – 5.319 unidades
3º) Ford Ka – 4.265 unidades
4º) Volkswagen Gol – 4.102 unidades
5º) Fiat Strada – 3.658 unidades
6º) Chevrolet Prisma – 3.135 unidades
7º) Renault Kwid – 3.012 unidades
8º) Fiat Toro – 3.005 unidades
9º) Fiat Mobi – 2.988 unidades
10º) Fiat Argo – 2.861 unidades
11º) Volkswagen Polo – 2.836 unidades
12º) Jeep Renegade – 2.727 unidades
13º) Jeep Compass – 2.713 unidades
14º) Toyota Corolla – 2.557 unidades
15º) Ford Ka sedan – 2.226 unidades
16º) Volkswagen Virtus – 2.215 unidades
17º) Hyundai Creta – 2.179 unidades
18º) Nissan Kicks – 2.012 unidades
19º) Honda HR-V – 1.900 unidades
20º) Toyota Hilux – 1.776 unidades