Uma das recomendações que todo especialista em viagens dá quando estamos pensando nas nossas férias, é organizar tudo. Escolher previamente as passagens mais em conta, o melhor resort e spa, os melhores passeios e os restaurantes com as comidas mais deliciosas que queremos experimentar.
Quanto mais planejamos e nos organizamos, menos chances temos de algum imprevisto nos estressar durante a viagem.
Mas, muitas vezes, na empolgação de conhecer o lugar que tanto queríamos, deixamos de lado alguns cuidados básicos com a saúde. A proteção contra a incidência dos raios ultravioletas é um deles.
Para ter um bronzeado saudável e fazer bonito nas fotos da viagem, é muito importante seguir algumas recomendações. Quer saber como fugir daquele bronzeado de camarão? Nós temos algumas dicas valiosas para você.
Cuidar da pele o ano todo
Se fizermos uma pesquisa rápida entre dermatologistas, 10 em cada 10 vão alertar que não é só no verão que devemos ter um cuidado maior com a nossa pele.
Muitas vezes, nossa atenção é maior no verão porque a incidência de raios ultravioletas é mais forte neste período. Mas a proteção deve ser feita durante todo o ano.
Ou seja, as dicas que vamos dar para você ter um bronzeado mais saudável e bonito devem ser seguidas durante o ano todo e não apenas no período da sua viagem.
Proteção contra os raios UV
Parece um pouco contraditório, mas para ter um bronzeado natural e bonito, é muito importante proteger a pele da alta incidência da luz solar. Se a pessoa decide ficar exposta ao sol sem qualquer tipo de proteção, ela vai simplesmente queimar a pele.
Isso, porque os filtros solares protegem sim, mas também deixam passar alguns raios, ou seja, a pele não está totalmente bloqueada da incidência da luz solar.
Protetores solares
Quando a gente pensa em se proteger do sol, uma das primeiras coisas que vem à nossa cabeça é o filtro solar. E a indústria farmacêutica possui uma infinidade deles.
Existem marcas que prometem outros benefícios dermatológicos, como a redução da oleosidade da pele, por exemplo. E os fatores de proteção são os mais variados, desde o básico 15 até o super protetor 90. E até mesmo as crianças possuem linhas exclusivas.
Para escolher o melhor produto para você e sua família, é sempre recomendado contar com a indicação do seu dermatologista. Ele saberá precisar qual o melhor filtro para o seu tipo de pele.
Filtro solar é um aliado contra diversas doenças
Os filtros solares são muito importantes para a prevenção do câncer de pele. Por isso é tão importante que esse item faça parte do seu dia a dia, independentemente de você estar ou não em férias.
Roupas com proteção UV
Sim, as roupas com proteção contra os raios ultravioletas existem e foram pensadas, justamente, para aquelas pessoas que ficam muito tempo expostas à luz solar e não têm como ficar o tempo todo reaplicando o protetor.
São desde trajes de banho, como maiôs e macacões, até blusas e bermudas. Em geral, são um pouco mais caras, no entanto, são bons investimentos para quem não consegue passar o filtro solar a cada 3 horas, por exemplo.
Acessórios são indispensáveis
Diversos acessórios podem ajudar na proteção contra os raios UV. Bonés, chapéus e bandanas são boas opções para proteger o rosto e a região dos olhos.
E, por falar na visão, é muito importante que elas sejam protegidas de forma adequada. Evite comprar aqueles óculos que são vendidos por camelôs. Eles não têm a proteção adequada contra os raios solares e podem acabar prejudicando a sua visão.
Alimentação que garante o bronzeado
Uma das maiores aliadas para se ter um bronzeado saudável é a alimentação. Os especialistas recomendam que, no mínimo 15 dias antes, a pessoa que vai se expor mais intensamente ao sol, coma alimentos ricos em betacaroteno.
Não faz ideia de quais sejam esses alimentos? Bem, a cenoura, o caqui, o damasco seco e a manga são alguns deles. Quando digeridos, são transformados em vitamina A e C, que auxiliam na produção da melanina.
Também é possível tomar alguns complexos vitamínicos, mas, para isso, é muito importante você conversar antes com o seu médico. A ingestão de vitaminas sem a recomendação médica não é um hábito adequado.
Hidratação da pele
Outra dica básica e muito importante é manter o corpo sempre hidratado, seja com a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais, seja com a aplicação de cremes hidratantes.
Agora que você leu as dicas para ter um bronzeado bonito e natural, bora preparar as selfies?