Petrópolis (RJ) – Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing, sofreu uma queda e, com isso, não completou a prova da categoria hard feminina da quinta etapa da Swiss Bike Cup, que aconteceu no último final de semana em Leukerbad, região Sudeste da Suíça. A participação da atleta na competição faz parte do planejamento da equipe para o ano e devido aos seus resultados internacionais no início da temporada 2019 — a conquista do bicampeonato pan-americano na categoria Cadete, no México e a vitória no Sea Otter, na categoria juvenil, nos Estados Unidos, ambas no mês de abril. Em maio, Giugiu disputou a terceira tapa do torneio suíço, em Solothurn, e ficou na quarta posição entre as melhores europeias da categoria hard.
Para Giuliana foram duas experiências marcantes na carreira. “Essa Swiss Bike Cup para mim representou mais como um aprendizado, já que eu não consegui completar a prova, devido à queda. Em compensação, tive muitas experiências positivas e pude verificar com mais precisão os aspectos que preciso melhorar muito para aumentar meu desempenho”, revela Giuliana.
Na agenda da atleta deste mês de junho, estão previstas duas disputas importantes e que pontuam para o ranking nacional da categoria juvenil de mountain bike cross country (MTB XCO) da Confederação Brasileira de Ciclismo. A primeira delas, a quarta etapa da Taça Brasil de Cross Country, que acontece neste próximo final de semana, em Goiânia. No dia 30, a atleta também pode participar da terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Michelin), que ocorrerá em Ouro Preto, Minas Gerais.
Depois de encerrar 2018 com os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – e liderar o ranking juvenil feminino durante todo o ano, Giuliana Morgen começou 2019 com força total. Venceu a 25ª Intercity, a primeira etapa da Oggi Marathon Cup e a primeira etapa da Taça Brasil, em fevereiro, além da primeira e segunda etapas da CiMTB Michelin. No mês passado, conquistou o bicampeonato Pan-americano, na categoria cadete e, em sua primeira incursão fora das fronteiras latinas, venceu a prova feminina na Sea Otter, na Califórnia (EUA), na categoria juvenil. A soma de todo este desempenho estimula Giugiu na busca de mais um resultado inédito para sua coleção.
Sobre Giuliana Morgen
Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá -RJ (Infanto Juvenil), e o vice-campeonato brasileiro de XC.
O ano de 2018 foi repleto de excelentes desempenhos, em provas oficiais no MTB, na categoria juvenil feminino ou equivalente. Em março, tornou-se campeã Pan-americana, na categoria Cadete B (Juvenil, Sub-19) título conquistado em Pereira (Colômbia). No mês de julho, garantiu o título de Campeã Brasileira, na categoria juvenil, em prova oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, em Palhereiros, na Grande São Paulo e encerrou o Ranking Brasileiro de Mountain Bike na liderança absoluta. Ela detém ainda o título da Maratona Estrada Real, na qual se manteve líder nas três etapas disputadas. Em novembro, conquistou a da Taça Brasil (em Maricá/RJ), o que lhe garantiu o título de Campeã Fluminense, na categoria juvenil. E terminou o ano como bicampeã juvenil, na Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Levorin). Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing.
Giuliana Salvini Morgen, da equipe Sense Factory Racing conta com o patrocínio da Sense Bike, Fox Factory, Shimano, ASW, LM Bike, Sentec, Exceed, SuperB Tool Excellence, Lezyne, Power Pod, Fi’zi:k, Schwalbe, PRO – Power Your Performance e Pedal.com.br.