Novo Peugeot 2008: mais espaçoso, porém argentino

SUV se alinha a nova identidade visual da marca francesa, cresce de tamanho e, assim como o hatch 208, a produção será no país vizinho

Peugeot 2008 tem muita influência de design do hatch 208 (Foto: Divulgação)

Peugeot 2008 tem muita influência de design do hatch 208 (Foto: Divulgação)

Enquanto a Peugeot reestiliza o 2008 por aqui, lá fora a marca francesa apresenta a segunda geração do SUV. E, como confirmado anteriormente, o modelo fará companhia ao novo 208 e também será produzido na Argentina – de onde será importado ao Brasil. Outro ponto em comum com o hatch compacto é que o utilitário também ganha uma versão totalmente elétrica capaz de percorrer 310 quilômetros.

O 2008 usa a plataforma EMP1, a mesma da nova geração do 208 e também do Citroën DS3 Crossback. Também chamada de CMP (plataforma modular compacta), a arquitetura é mais evoluída do que a PF1, que equipa atualmente o Cactus, C3, 208 e família. Ela oferece mais espaço interno e entrega ainda maior rigidez, além de economizar alguns quilos.

O para-choque traseiro protuberante é a parte mais polêmica do novo 2008 (Foto: Divulgação)

O para-choque traseiro protuberante é a parte mais polêmica do novo 2008 (Foto: Divulgação)

Isso dá ao utilitário 14 cm a mais no comprimento – agora com 4,30 metros – e 2,60 m de distância entre os eixos – 6 cm extras. O porta-malas também cresce exponencialmente – de 355 litros para 434 l.

Já o ponto de partida do design do novo 2008 é o 208. Os faróis, com desenho interno das três garras do leão, são bem parecidos com os do hatch, além das lanternas interligadas. Já as luzes diurnas “escorridas” verticalmente no para-choque surgiram pela primeira vez no 508. Uma novidade estética é a inscrição “2008” no capô – ao estilo dos Land Rover e também do Ford EcoSport.

Dentro, o 3008 se aproxima dos 3008 e 5008. O acabamento é mais esmerado, o volante continua com diâmetro reduzido – com novo desenho –, botões que controlam algumas funções em formato de teclas de piano, painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia de 10 polegadas.

No quesito motorização, afora a já mencionada versão elétrica com equivalente a 136 cv – mesmo conjunto do e-208 – o 2008 terá o motor três cilindros 1.2 PureTech turbo com três potências: 100, 130 e 155 cv. Na Europa está prevista ainda variações 1.5 diesel.

O 2008 finalmente ganha a aclamada segunda geração do i-cockpit da Peugeot (Foto: Divulgação)

O 2008 finalmente ganha a aclamada segunda geração do i-cockpit da Peugeot (Foto: Divulgação)

Quando vir importado da Argentina ao Brasil – fato que só deve acontecer em 2020/2021 – a nova geração vai conviver com o 2008 atual. O compacto é feito em Porto Real (RJ) e deve permanecer em linha como opção mais barata. Ter dois SUVs é uma receita que deu certo para outros fabricantes, exemplo da também francesa Renault. Para a Europa, o novo 2008 será produzido em Vigo, na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo