BMX: Mariana Pajón confirma favoritismo e é campeã mundial

Em final emocionante, colombiana vence Copa do Mundo de BMX Supercross. Com vice no sábado e vitória no domingo, Pscheidt se destaca na Argentina e soma pontos no ranking mundial. Jady Malavazzi vence etapa de Aracaju da Copa Brasil de Paraciclismo e Kennedi Lago conquista outro triunfo na Bahia.

Mariana Pajón celebra o título – Foto: Divulgação

Mariana Pajón celebra o título – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – A colombiana Mariana Pajón (GW Shimano), líder do ranking mundial de BMX, provou mais uma vez estar em grande fase e, neste fim de semana, conquistou o título da Copa do Mundo de BMX Supercross, ao vencer a última etapa da competição, em Rock Hill (Estados Unidos).

A campeã olímpica em Londres 2012 chegou à pista norte-americana como líder do campeonato, com boa vantagem em relação às principais concorrentes: 30 pontos sobre a anfitriã Alise Post e 60 a mais que a venezuelana Stefany Hernandez. No entanto, a corrida se mostrou desafiadora, e Mariana precisou fazer jus ao posto de melhor ciclista do BMX mundial.

Post largou bem e logo assumiu a liderança, mas acabou sofrendo uma queda e abriu caminho para Hernandez, que lutava para manter a ponta e torcia para Pajón chegar no máximo em terceiro, resultado suficiente para fazer da venezuelana a campeã.

Mas Mariana Pajón não sucumbiu à pressão e permaneceu na segunda colocação até os últimos metros da disputa, quando, numa chegada emocionante, superou Hernandéz por uma roda e coroou o título com nova vitória.

Renato Rezende – Foto: Divulgação

Renato Rezende – Foto: Divulgação

“Busquei forças lá no fundo para encerrar a temporada, e todo o esforço valeu a pena. É incrível o que sinto neste momento, com um final eletrizante e o título da Copa do Mundo de BMX Supercross. Agradeço a todos que me ajudaram a tornar isso possível e aos colombianos que me apoiaram em cada etapa ao redor do mundo”, afirmou Mariana, chegando à 18ª conquista em competições mundiais de BMX na carreira.

Prova masculina – Entre os homens, o carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano) fez o 15º tempo no contrarrelógio, mesma posição obtida na classificação final da temporada. O colombiano Carlos Oquendo (GW Shimano) quase ficou entre os oito classificados para a final da etapa norte-americana, terminando em 11º lugar geral.

Pscheidt no topo do pódio na Argentina – Foto: Divulgação

Pscheidt no topo do pódio na Argentina – Foto: Divulgação

“O nível da Copa do Mundo vem aumentando a cada etapa, principalmente devido à proximidade da Olimpíada. Em Rock Hill o clima não ajudou (choveu durante a competição), mas tentei fazer o melhor e avancei às quartas. Estou contente por terminar no top 15 uma competição tão importante como essa. Isso demonstra que o trabalho está dando certo”, afirmou Renato, esperança de medalha para o Brasil no ciclismo da Rio 2016. Ele está chegando ao país para disputar no final de semana o evento teste de BMX, no Rio de Janeiro, ao lado de Mariana Pajon e Carlos Oquendo, entre outras feras da modalidade.

Pscheidt na Argentina – O catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) conquistou resultados importantes na Argentina, para manter vivo seu sonho de representar o Brasil na Rio 2016. No sábado (26), o ciclista terminou como vice-campeão a Copa Internacional Buenos Aires de Mountain Bike, somando 20 pontos nos rankings mundial e olímpico da União Ciclística Internacional (UCI). Já no domingo, Pscheidt foi campeão da Volta a Balcarce de MTB, prova válida pela Marathon Series, e obteve outros 10 pontos nos rankings.

“No sábado, liderei a prova toda, mas na última volta tive alguns problemas e acabei perdendo a liderança. Já no dia seguinte, não enfrentei nenhum contratempo e venci em um circuito duro e muito técnico, com 80% de single tracks”, declarou Pscheidt.

Jady com as medalhas da Copa Brasil – Foto: Divulgação

Jady com as medalhas da Copa Brasil – Foto: Divulgação

Vitória de Jady na Copa Brasil – A paranaense Jady Malavazzi (Vemex/Shimano/Caixa Loterias) dominou a categoria H3 feminina na terceira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, realizada neste fim de semana em Aracaju (SE). Jady venceu tanto a resistência, no sábado (26), quanto o contrarrelógio, no domingo (27).

“Pude constatar o resultado do trabalho realizado nos últimos meses. Quero agradecer ao meu técnico, Claudio Civatti, ao meu preparador físico, Guigo Lopes, à minha nutricionista, Tatiana Vasconcelos, e aos meus patrocinadores”, disse a atleta.

Kennedi Lago – O baiano Kennedi Lago (Oggi/Isapa/Shimano) venceu mais uma neste domingo (27). Desta vez, o primeiro lugar foi obtido na terceira edição do Oggi Desafio Alto Paraguaçu de MTB, em Mucugê, região da Chapada Diamantina. Kennedi subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria sub-30 e fez o quarto melhor tempo geral.

Sabrina no Mundial de Cross Triatlo – Foto: Divulgação

Sabrina no Mundial de Cross Triatlo – Foto: Divulgação

Sabrina Gobbo no Mundial de Cross Triatlo – A paulista Sabrina Gobbo (Trek/Shimano/Pearl Izumi) representou o Brasil na elite feminina do Mundial de Cross Triatlo, neste sábado (26), na Sardenha (Itália). Aos 38 anos, a atleta mais experiente da categoria teve o prazer de disputar a competição pela primeira vez, terminando em 20º. O título ficou com a bermudense Flora Duffy.

“O nível é muito alto – até maior do que imaginava – e as meninas são bem mais novas, a maioria tem entre 24 e 26 anos. Não fiz uma prova boa, provavelmente porque fiquei muito sozinha e acabei perdendo a referência”, avaliou Sabrina, cujo tempo total foi de 2h59min05s para completar o percurso (1,5 km de natação, 31 km de mountain bike e 9,6 km de corrida off road).

Xterra Estrada Real – O mineiro Thiago Aroeira (Oggi/Isapa/Shimano) esteve neste domingo (27) em Tiradentes (MG), onde foi realizado o Xterra Estrada Real. Ele terminou o circuito de 41 km em quarto lugar, com o tempo de 1h51min10s, pouco mais de um minuto atrás do vencedor, Carlos Olímpio.

Green Piracicaba – A equipe Green Piracicaba/Shimano participou neste domingo (27) da primeira etapa da Copa América de Ciclismo Caixa 2015, realizada na Cidade Universitária, em São Paulo (SP). Glauber Nascimento conquistou a sexta colocação na elite masculina – tempo de 1h34min51seg417 para percorrer 70 km. O título ficou com Francisco Chamorro.

Manzana Postobón Team – A equipe Manzana Postobón Team/Shimano está competindo na Clássica RCN, em solo colombiano. Neste domingo, Edson Calderón obteve o sétimo lugar na terceira etapa – trecho de 165 quilômetros entre Tocancipá e Duitama. Na classificação geral, o integrante da equipe patrocinada pela Shimano aparece em décimo lugar, a 34 segundos do líder, Camilo Gómez.

Thiago Aroeira no pódio do Xterra – Foto: Divulgação

Thiago Aroeira no pódio do Xterra – Foto: Divulgação

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo