A Bioeconomia, economia sustentável que abrange os setores que utilizam produtos oriundos de recursos biológicos, é uma das ciências que estão em discussão em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (25), o Sebrae Inspira Inovação leva uma programação sobre a temática para a 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019), na UFMS em Campo Grande.
Neste ano, o tema da reunião anual da SBPC é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, evidenciando a importância de discussões na área para o fortalecimento da cadeia no Estado. Entre as atividades previstas, o Sebrae/MS e instituições parceiras vão promover uma reunião de governança com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Além da reunião, uma mesa redonda será realizada no mesmo dia, para reunir empresas que preservam ou utilizam matéria prima dos biomas Pantanal e Cerrado. O encontro visa os empreendimentos do setor de alimentos, produtores rurais e extrativistas, cosméticos, fármacos, madeira e floresta, biocombustíveis, biotecnologia, entre outros campos de atuação. A intenção é promover as iniciativas sustentáveis, gerando oportunidades de mercado para os pequenos negócios por meio da valorização da biodiversidade.
Segundo o analista técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria, a Bioeconomia é um campo de atuação amplo. “A Bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseada na utilização de recursos biológicos renováveis, que visam inovar processos, ou produtos em cadeias produtivas, gerando oportunidade de mercado para os pequenos negócios”, explica.
Na última terça-feira (23), o secretário Jaime Verruck, da Semagro declarou que no Estado, há condições para o crescimento do setor. “São condições extremamente favoráveis em termos de biodiversidade e tem se estruturado em temos de políticas públicas, infraestrutura e tecnologia para avançar de forma mais efetiva (…) mas percebemos que em alguns setores ainda é necessário um processo de convencimento sobre a importância da bioeconomia como estratégia de desenvolvimento”.
Por ser o país que possui a maior diversidade genética em espécies vegetais do mundo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, há um grande potencial no Brasil para a economia sustentável. Somente na Europa, o campo representa 14% do valor do produto Interno Bruto (PIB), conforme um estudo da organização Nova-Institute, com sede na Alemanha.
Sebrae Inspira Inovação na SBPC 2019
A reunião de Governança de Mato Grosso do Sul sobre Bioeconomia acontece nesta quinta-feira (25), às 13h na sala 215 do bloco 18, no Instituto de Biociências da UFMS. Para conferir a programação completa do Sebrae Inspira Inovação na SBPC 2019, acesse www.sebraeinspira.com.br/sbpc.