São Paulo (SP) – Segundo levantamento da Serasa Experian, a região Centro-Oeste tem 1,7 milhão de inadimplentes com dívidas que, somadas, chegam a R$ 500. O Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul representam 7,5% do total de 23 milhões de pessoas nesta condição em todo o país.
Goiás é o que apresenta maios volume de pessoas com contas pendentes, com quase 700 mil pessoas, seguida por Mato Grosso (450 mil). Em média, estas pessoas têm duas contas negativadas que somam até R$ 500.
As dívidas da região que sairiam da base da Serasa Experian, caso as pessoas optassem por regularizar sua situação financeira, chegam a 2,7 milhões. Elas representam 7% do total de 39 milhões na base dentro deste valor. Confira os dados abaixo:
Inadimplência bate recorde histórico no Brasil
Em junho de 2019, o número de inadimplentes no Brasil chegou a 63,4 milhões e registrou novo recorde histórico. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, que tinha 61,7 milhões, o crescimento foi de 2,5%. A região Centro-Oeste tem 4.977.628 pessoas inadimplentes no total, abaixo a divisão por Estado.
Para ajudar a população a regularizar as pendências financeiras, a Serasa Experian oferece serviços gratuitos para ajudar os consumidores a consultar sua situação financeira e renegociar suas dívidas:
Como consultar o CPF na Serasa:
Para fazer pessoalmente uma consulta gratuita de CPF no Serviço de Atendimento ao Consumidor da Serasa, o próprio interessado deve comparecer ao local, com o CPF e um documento com foto, ou nomear um representante com procuração específica e firma reconhecida em cartório.
A Serasa também disponibiliza a consulta gratuita de CPF pela internet. No site www.serasaconsumidor.com.br ou no aplicativo “SerasaConsumidor”, o cidadão pode checar se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais). A autoconsulta completa de CPF pode ser feita a qualquer momento, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.
Há também a possibilidade de fazer a consulta de graça por meio de carta, sob a orientação do procedimento descrito no site: www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf.
Renegociar dívidas é alternativa para limpar o nome
A Serasa Experian disponibiliza um canal totalmente gratuito e 100% digital para ajudar os brasileiros a regularizarem sua situação financeira. No Serasa Limpa Nome é possível consultar as contas atrasas e conseguir até 90% de desconto no valor final, com parcelas e condições especiais de acordo com as regras de cada parceiro.
Há ainda o Serasa Itinerante, caminhão de 15 metros de comprimento, tem como objetivo proliferar a educação financeira e levar acesso a informações e serviços financeiros, como consulta grátis de CPF, score e renegociação de dívidas. O projeto será levado para diferentes cidades do Nordeste nos próximos meses, confira a agenda.