São Paulo (SP) – O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais 2019 teve aumento de 0,8% nas vendas durante a semana da data, de 5 a 11 de agosto, em relação ao período equivalente do ano anterior (6 a 12 de agosto). Na análise do fim de semana de 9 a 11 de agosto, a queda foi de 4,0%, quando comparada com o período equivalente do ano anterior (10 a 12 de agosto).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais subiram 1,0% ante a mesma semana do ano passado, enquanto no final de semana da data, caíram 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Neste ano, depois de duas quedas consecutivas apresentadas nos Dia das Mães (-1,8%) e Dia dos Namorados (-2,9%), o indicador volta a crescer com as vendas de Dia dos Pais.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o desempenho do resultado das vendas de Dia dos Pais representa uma possível melhora do comércio para o segundo semestre, em função da redução da inflação – em queda desde maio/19 –, retomada da queda dos juros e melhora na confiança dos consumidores, tendo em vista a aprovação de reforma da Previdência no Congresso. Mesmo que de maneira reduzida quando comparado com outros anos, esse aumento deixa o mercado confiante para que as próximas datas comemorativas, como Dia das Crianças e Black Friday, tenham um melhor desempenho.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 5 a 11 de agosto de 2019 e comparadas às consultas do 6 a 12 de agosto de 2018; e as do período de 9 a 11 de agosto de 2018, em comparação às do período de 10 a 12 de agosto de 2018.