São Paulo (SP) – Com a previsão de inaugurar mais cinco unidades, o Instituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, anuncia sua expansão nos estados de São Paulo e do Maranhão. Até o fim do ano, a marca abrirá franquias na capital paulista, em Guarulhos (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), São Luís (MA) e Imperatriz (MA).
“Com uma proposta pedagógica inovadora, o Instituto oferece cursos para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender uma profissão que gerará renda às famílias”, comenta a empresária e apresentadora Ana Hickmann.
Entre as opções de cursos estão o de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, especialização em penteados, terapia capilar, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.
Todos eles contam com parte teórica e prática. Além disso, o aluno é incentivado de diferentes formas a fim de obter ótimos resultados para, quando se formar, aplicar seus aprendizados e conquistar um bom lugar no mercado de trabalho.
Aulas dinâmicas
Com o objetivo de garantir aulas mais dinâmicas, todos os cursos contam com turmas de até 20 alunos. Ao final do aprendizado, o estudante deve realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), assim como acontece em uma faculdade e, em seguida, receberá um certificado de formação profissional reconhecido em todo o país.
O Instituto Ana Hickmann também apoia o aluno desde sua formação até a entrada no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes que mais se destacam são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho.
Para contribuir com o aprendizado dos alunos, a instituição ainda oferece cursos complementares extracurriculares sem custo, como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”.
Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito de promover uma gestão profissional de excelência; e o Programa de Formação de Instrutores (PFI) para mantê-los atualizados com as melhores práticas de ensino.
Segmento bilionário
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7,1% em 2018, faturando quase R$ 175 bilhões. “O segmento de Serviços Educacionais foi responsável por R$ 11,4 bilhões e, apenas no primeiro trimestre deste ano, já faturou quase R$ 3 bilhões”, comenta Sidney Eduardo Kalaes, sócio da Maislaser e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais com 25 anos de experiência.
De acordo com Kalaes, a rede notou um aumento na busca por novas profissões, especialmente nos setores de saúde, beleza e bem-estar. “A expectativa é que esse ritmo se mantenha aquecido, por isso, estimamos alcançar um faturamento de R$ 6 milhões neste ano”.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 268 mil a 378 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.
Ficha Técnica
Investimento inicial (adequação do imóvel, montagem, equipamentos e projeto arquitetônico): de 158 mil a 258 mil
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Capital de Giro: a partir de R$ 60 mil
Área média para Instalação: de 120 m² a 400 m²
Tipo de negócio: Escolas profissionalizantes que atuam nas áreas da beleza, fotografia e moda sustentável
Ano de fundação: 2018
Ano de fundação do franchising: 2018
Número de funcionários: de 6 a 10 (+ Instrutores)
Número de unidades franqueadas: 8
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio da unidade: de 90 mil a 230 mil
Lucro médio mensal: acima de 25% do faturamento bruto
Prazo médio para retorno: de 18 a 24 meses