Com a realização de eventos, a Gastronomia de Mato Grosso do Sul se fortalece e mostra para a população os ingredientes únicos encontrados na região. No último final de semana, o público pôde conferir iguarias, capacitações e pratos profissionais na segunda edição do festival gastronômico Comitiva dos Chefs, realizado entre os dias 16 a 18 de agosto, na Plataforma Cultural em Campo Grande.
No evento, o Sebrae lançou o Mapa Gastronômico, desenvolvido em parceria com o site Comer e Beber MS. O portal funciona como um guia online trazendo as principais informações para quem gosta de comer fora. São mais de 580 estabelecimentos de alimentação de Campo Grande cadastrados, com o objetivo de divulgar os empreendedores de gastronomia locais.
O projeto já estava em funcionamento há oito meses, mas foi lançado oficialmente na Comitiva dos Chefs. “O Mapa é uma iniciativa que foi realizada durante o projeto Food Experience, e aproveitamos o evento para divulgar oficialmente. Acreditamos no incentivo aos profissionais da gastronomia, que diferenciam e fortalecem o segmento em nosso Estado”, afirma a analista técnica do Sebrae/MS, Isabella Fernandes.
Produtos regionais
O destaque da Comitiva dos Chefs foram os ingredientes considerados “exóticos” da flora e fauna do Estado, como insetos comestíveis, plantas, flores e frutos. Entre os pratos que chamaram a atenção, estavam desde ceviche de pacu a hamburguer de carne de jacaré. Para a analista técnica do Sebrae/MS, Andrea Barrera, o investimento é válido e os empreendedores devem ficar atentos às tendências do segmento.
“Os festivais gastronômicos fortalecem a economia do local onde estão inseridos, o que movimenta muito em negócios para o mercado de alimentação em geral. Diversificar os produtos atende uma demanda do consumidor. Esse setor vive em constante mudança, o empresário que acompanha as tendências consegue ter uma maior competitividade”, analisa.
O festival gastronômico é realizado pela Associação dos Profissionais de Gastronomia de Mato Grosso do Sul e por dois chefs empreendedores, Dedê Cesco e o empresário Rodrigo Borges. O Sebrae/MS é um dos parceiros por enxergar oportunidades para os pequenos negócios do setor de alimentação.
Os três dias de programação envolveram atividades como o corredor gastronômico, restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais na praça de alimentação; o espaço network, com empresas e comunidades de pequenos produtores; apresentações artísticas e eventos de capacitação, o cine-gastronomia, oficinas, aulas-show, seminário, palestras, debates e vivência sensorial às cegas. Conforme os organizadores, a proposta é realizar a atividade anualmente, visando contribuir para a cultura, o turismo e a identidade de MS.