Se você ainda acha que os carros elétricos são menos capazes que os veículos a combustão, o Elektro Dumper vai lhe convencer. O caminhão basculante, que é utilizado em uma fábrica de cimento na Suíça, é o maior 100% elétrico do mundo.
E mais: suas baterias nunca precisam ser carregadas. Uma repórter da revista americana Popular Mechanics foi até a fábrica para conhecer o gigante.
Para ter uma ideia de como a engenharia do veículo é impressionante, o Elektro Dumper pesa nada menos do que 45 toneladas, vazio.
No dia a dia, ele é capaz de levar até 65 toneladas de minério. As baterias são carregadas utilizando um sistema já usado em outros carros, a frenagem regenerativa.
A recarga é feita com o veículo em movimento, por recuperação cinética a partir dos freios e desacelerações.
Com todo esse peso, não é de se estranhar que o tamanho também surpreenda. São mais de 9 metros de comprimento, 4 metros de largura e 4 de altura. Os pneus tem 1,80 de altura e entrar na cabine não é nada fácil. Uma escada foi construída pra que o motorista consiga dirigir o caminhão gigante.
Outros dados que causam espanto são as baterias de íon de lítio, que possuem 600 kWh e pesam cerca de 4 toneladas. O veículo foi adaptado para a eletricidade a partir de um Komatsu HB 605-7, caminhão de minério fabricado pela empresa japonesa.
O sistema elétrico composto por um motor síncrono tem 800 cavalos, substituindo o original a diesel de 750 cv. Quer comparar com seu 1.6 flex? Esse mamute sobre rodas utiliza um propulsor com 23,2 litros de capacidade volumétrica.
Com a conversão, a economia de diesel anual pode chegar a 82.000 litros de diesel.