A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) dá mais um passo nas articulações para ampliar as rotas de logística em Mato Grosso do Sul e atrair novas oportunidades de negócio dos empresários do estado com os países vizinhos.
Na última semana, a entidade e a Prefeitura de Ladário firmaram um termo de cooperação para atuarem no fomento empresarial da cidade, bem como, ajudar na viabilização das atividades do porto como alternativa de escoamento de produções sul-mato-grossenses e para empresas externas que enviam mercadorias para o Brasil. Localizado a 427 km da Capital, Ladário está em ponto estratégico do Estado, possui o único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e pela hidrovia do Rio Paraguai.
Por meio do seu departamento de Comércio Exterior (Comex), a ACICG vem trabalhando para fomentar transações internacionais em Mato Grosso do Sul e avalia que a cidade possui potencial para investimentos. “Queremos estar próximos de Ladário, ajudar no que for preciso para tornar o município competitivo como um canal de exportação e importação. Nossa proposta de trabalho é fazer com que nossos associados tenham desenvolvimento de forma garantida e constante e esse convênio vai gerar oportunidades nesse sentido. Não só Ladário vai ganhar, mas Mato Grosso do Sul como um todo”, considera o presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro.
Na avaliação do prefeito de Ladário, Iranil Soares, a parceria com a ACICG poderá promover melhoraria da eficiência econômica, gerando renda e lucro ao município que possui cerca de 23 mil habitantes. “Vamos ter um apoio técnico de uma associação que tem grande gama de conhecimento na área comercial. Ainda não temos a nossa associação comercial e a ACICG nos ajudará a formar a entidade local e dar todo o apoio necessário. Além disso, vai nos auxiliar a mostrar o potencial de Ladário para a classe empresarial do estado e para outras associações com as quais ela tem ligação em âmbito nacional ou internacional. Em breve veremos resultados”, explica.
As maiores empresas de Ladário são na área de logística, segmento considerado a vocação da cidade, de acordo com o secretário Especial de Fomento e Desenvolvimento Econômico de Ladário, Hedyl Marcos Benzi Filho. “Temos que mostrar que é bom investir em Ladário e quando falamos na ACICG, falamos em mais de 7 mil empresas. Se a logística se concretizar [revitalização do porto], haverá uma demanda muito grande tanto de serviços quanto de empresas que vão se instalar para poder usar o porto. Tudo isso acompanhando da credibilidade da ACICG e da nossa administração transparente”, considerou.
Parcerias internacionais
Nesta terça-feira (8), uma comitiva da ACICG embarca para a Argentina para a assinatura de acordos de cooperação com entidades representativas de setores do comércio, indústria e serviços das províncias de Jujuy e Tucumán. A iniciativa visa promover o intercâmbio de informações e apoio a eventos, que facilitem os contatos entre empresários do Brasil e das províncias argentinas.