Com rebanho de 284,9 mil cabeças de bovinos, a pecuária de corte é a principal atividade econômica desenvolvida no município de Caracol, em Mato Grosso do Sul. Para desenvolver ainda mais o segmento, por intermédio da realização de leilões, o sindicato rural do município construiu um tartesal moderno, com capacidade de reunir mais de mil bovinos. A inauguração das novas instalações aconteceu neste sábado (3), com a participação da diretoria da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, de lideranças rurais e políticas de Mato Grosso do Sul.
“É um sonho realizado através da colaboração de todos os produtores rurais do município. É também uma contribuição para a cidade, onde a pecuária é uma das principais fontes de renda”, destaca o ex-presidente do sindicato, Antônio Ferreira dos Reis, atual diretor tesoureiro da instituição.
Ferreira, mais conhecido como ‘Varanda’, destaca que o projeto iniciou em 2008 e foi concretizado com os recursos obtidos em leilão de arrecadação ocorrido em março do ano passado. “Foram mais de R$ 250 mil que obtivemos com o leilão que contou com a oferta de 170 cabeças de bovinos”.
Durante a cerimônia de inauguração, o presidente Mauricio Saito, salientou a importância da união do setor produtivo para desenvolvimento do setor e de empreendimentos que incentivam a pecuária de corte. “Até 2020, a demanda por carne bovina apenas por parte da China, por exemplo, deve aumentar um milhão de toneladas. Este número comprova a importância de municípios como Caracol, que tem como vocação produtiva a pecuária de corte. Além disso, empreendimentos como este novo e moderno tatersal são fundamentais para o desenvolvimento do setor”.
Na inauguração das instalações, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, foi realizado um leilão com a oferta de 195 machos da raça Nelore e de cruzamento industrial e também de 75 fêmeas, organizado pela Leiloboi e transmitido pela Agrobrasil TV. “O leilão é de inauguração das novas instalações”, destaca o atual presidente do sindicato, José Ivolin.
Para Ivolin, a construção das novas instalações é fruto do trabalho desenvolvido pela instituição e pelos produtores rurais do município. “A atual diretoria recebeu da anterior um sindicato organizado e atuante. Cabe a nós darmos continuidade ao trabalho iniciado por Varanda. Estamos trazendo a Caracol um empreendimento moderno e de primeira qualidade. Somos um sindicato coeso, pequeno e forte”, afirmou.
O evento contou com a participação do secretário de Estado de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli e do secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que apresentaram aos produtores rurais de Caracol informações sobre as ações do Governo para o município. Entre as medidas anunciadas, os representantes do Governo anunciaram a ligação de energia elétrica até o Tartesal, que iluminará o Centro de Convenções do local, já apelidado de ‘Varandão’, em homenagem ao idealizador do projeto, o ex-presidente, Antônio Ferreira dos Reis.
Participaram da inauguração das instalações do sindicato rural de Caracol, o prefeito municipal, Manoel Viais, o deputado estadual, Zé Teixeira, o vereador de Caracol, Maykon da Silva, entre outras lideranças políticas e rurais.