O “Projeto No Clima da Caatinga”, apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental, recebeu o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2015 de melhor iniciativa ambiental do país na categoria “Natureza”. O Prêmio von Martius, que elege as melhores iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, é considerado um dos mais importantes na área ambiental e de sustentabilidade no Brasil.
O projeto ingressou na Seleção Pública de 2011 da Petrobras, com a proposta de mitigar efeitos do aquecimento global, por meio de ações de conservação e restauração florestal, na Reserva Natural Serra das Almas, nos municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí. Reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural, ela abrange uma área de 6.146 hectares, o que equivale a 40 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, e abriga uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga, tendo recebido da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de primeiro posto avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga.
Em sua primeira fase, realizada de 2011 a 2012, a iniciativa contribuiu para evitar a emissão de 152 mil toneladas de gás carbônico, além da captura de 12 mil toneladas de CO2. “O reconhecimento através deste importante prêmio ambiental representa a coroação de um trabalho de dedicação, perseverança e compromisso com a sustentabilidade no semiárido brasileiro. Reflete também a importância de parcerias estratégicas, como esta estabelecida com a Petrobras, para o sucesso e impacto mais amplo do projeto”, destaca o coordenador geral do Projeto No Clima da Caatinga, Rodrigo Castro.
As ações também promoveram a proteção e recuperação de 14 nascentes e de 74 hectares de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente, além da criação de duas novas reservas em Crateús, Ceará. Cerca de 1.300 pessoas foram capacitadas no uso de tecnologias sustentáveis e 409 educadores e 18.029 alunos foram capacitados em atividades de educação ambiental, outra frente importante do projeto. Com esta iniciativa, a companhia reforça o compromisso de contribuir para desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, como a área da Caatinga, que tem proximidade com a usina de Biodiesel de Quixadá (CE).
Petrobras já recebeu dois prêmios von Martius
A Petrobras foi premiada algumas vezes com seus projetos patrocinados. Duas dessas ocasiões foram em 2010, na categoria “Natureza”, com o case “Petrobras e Projeto Tamar: comemorando 30 anos de uma parceria de sucesso”; e, na categoria “Humanidade”, com o “Projeto Casa das Mariscadeiras: um programa socioambiental e economicamente sustentável voltado para as mulheres catadoras de marisco”. Estes reconhecimentos reforçam o apoio que a companhia oferece a projetos voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento da sociedade brasileira.
O Prêmio von Martius de Sustentabilidade foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 2000, e é o único concurso de projetos ambientais do país a possuir auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e também na compensação de todo o gás carbônico despendido desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio. Ele foi criado com a proposta de premiar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de diversas comunidades, que podem ser utilizadas como exemplo aplicável às mais variadas situações geoeconômicas brasileiras.
Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.