O filósofo e jornalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu diz entender o motivo do sucesso do Jorge Jesus com a equipe do Flamengo e diz que vai além da capacidade técnica de um treinador.
“Há um fator crucial para um técnico português ter feito tanta diferença em uma equipe brasileira e há nuances que resultam neste sucesso que é a cultura e o intelecto de Jorge Jesus.”
Apaixonado pelo futebol, Fabiano vê o esporte como uma grande filosofia comportamental, na qual a emoção, a razão e a habilidade andam juntas dentro de uma base intelectual.
“Ter habilidade já é um fator intelectual, não é para qualquer um ser um bom jogador e é o técnico o responsável não só pela questão tática, mas também pela emocional. Eu analiso as entrevistas de Jorge Jesus e percebo como ele se preocupa em separar a emoção da razão, e isso faz uma enorme diferença num jogo de lógica. O intelectual cultiva a sua inteligência no conhecimento e Jorge Jesus, para mim, é um intelectual que consegue manipular a emoção e unindo isso com a capacidade tática, que também é um fator de inteligência. Ele sabe a fórmula do futebol na sua época.”
O também escritor finaliza dizendo que a cultura foi primordial também para esta diferença.
“Jorge Jesus implantou uma cultura mais séria e responsável em uma equipe que o ajudou com bons jogadores e não só bons, mas doutrinados a aceitar e respeitar o seu líder.”
Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, com sede na Inglaterra, e estuda inteligência, intelecto e habilidades como pesquisador, jornalista e filósofo.
Fonte: MF Press Global