Um projeto proposto pela empresa suíça Axpo prevê a instalação de uma usina solar vertical com 2 Megawatts de capacidade em uma barragem hidrelétrica no país.
Com mais de 1 km de extensão, a barragem do Lago Muttsee é maior de toda a Europa e está situada a uma altitude de quase 2.500 metros do nível do mar.
Segundo a empresa, as 6.000 placas de energia solar fotovoltaica serão fixadas em uma área de 10 mil m² da parede da barragem.
A sua posição não será exatamente vertical e seguirá a inclinação da obra, com ângulos de 77° para a faixa de placas superiores e 55° na faixa inferior.
De acordo com os responsáveis, o local apresenta fatores ideais para a construção do projeto, que terá uma capacidade de produção anual estimada de 2,7 Gigawatts-hora.
As temperaturas mais baixas, que aumentam o desempenho das placas, o efeito reflexivo da neve e a ausência de neblina são algumas das condições favoráveis apontadas.
Fora isso, a barragem está voltada ao sul, posição ideal para a instalação de placas solares em países do hemisfério Norte, sendo o contrário em países do hemisfério austral, como o Brasil.
O projeto também poderá aproveitar a rede de transmissão já existente da hidrelétrica, a Linthal 2015, como no caso da usina solar flutuante de Sobradinho, inaugurada este ano.
Durante o inverno, a produção de energia na Suíça é significativamente menor do que o seu consumo, o que levou o governo do país a apostar em fontes de energia renováveis em seu plano energético para 2050.
Várias usinas solares foram construídas no planalto suíço durantes os últimos anos, mas a sua capacidade de produção ainda não foi suficiente para resolver a queda de produção no inverno.
Embora a baixa capacidade do projeto piloto da Axpo não torne a usina uma solução em si, ela servirá como base de avaliação para o potencial de geração nessa região do país, abrindo caminho para projetos maiores.
Teoricamente, o potencial existe e foi divulgado em um recente estudo realizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia.
Segundo a Swisssolar, associação solar fotovoltaica da Suíça, o país precisa de 50 Gigawatts de nova capacidade solar instalada para atender seu consumo de forma sustentável no futuro.
A usina solar vertical da Axpo pode ser uma luz para guiar essa transformação energética do país.