A estreia da Tarok está cada vez mais próxima. Dia 14/01 a Volkswagen registrou o desenho industrial da picape no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a Tarok era prometida para este ano, mas a data de lançamento ainda não foi confirmada e a picape ficará para 2021.
Nós já sabíamos que o visual deveria seguir a mesma linha do protótipo, já que a Volkswagen costuma ser fiel aos seus desenhos. Agora a nossa intuição foi confirmada, basta ver o desenho
registrado no INPI. A principal rival será a Fiat Toro: as duas picapes terão praticamente as mesmas dimensões.
Pouca coisa deverá mudar: alguns recursos devem ser simplificados, como a exclusão dos filetes de LEDs na grade que une os faróis e do nome do modelo na peça que liga os faróis de neblina.
No salão, o conceito era equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas. É possível ainda que o modelo use o 2.0 TSI de 186 cv e 36,6 kgfm do crossover chinês Tharu, que aqui será chamado Tarek e virá para brigar com o Jeep Compass.
De acordo com a Volkswagen, a capacidade máxima é de uma tonelada. Se seguir os passos do protótipo, a caçamba poderá ser ampliada com o rebatimento da separação entre a plataforma de carga e a cabine. Outras soluções interessantes: entrada USB e tomadas de 110V e 220V no compartimento de carga.
O projeto custou R$ 10 milhões e é o primeiro conceito totalmente desenhado no Brasil a ganhar o mundo, já que a marca confirmou a venda da Tarok em outros mercados.