São Paulo (SP) – DIÁRIO DE PILAR, coprodução da Nat Geo Kids em parceria com a Mono Animation, chega à sua terceira semana. A série inspirada nos best-sellers de Flávia Lins e Silva tem encantado a garotada e levado a audiência a descobrir civilizações antigas de uma maneira divertida.
Pilar, seu fiel escudeiro Samba e o seu melhor amigo Breno viajam pelo mundo e através dos tempos usando uma rede mágica e movidos por uma curiosidade incansável. O trio sempre volta transformado e cheio de novos conhecimentos após o contato com novas culturas, hábitos inusitados e sabores surpreendentes. Na semana de 2 de março, além de continuar conhecendo mais sobre mitos e contos chineses, o público também embarca com Pilar e seus amigos em uma viagem pelos Andes. Os episódios focados nessa região são baseados em contos que passam de geração para geração por meio da tradição oral, mas não estão registrados em nenhum livro.
Confira o resumo da semana de 2 a 6 de março:
Dia 2 de março
Episódio: Um Carnaval na China
Pilar, Breno e Samba vão à China conhecer o calendário lunar. Eles chegam em pleno Ano Novo Chinês, mas uma enchente ameaça a cidade de Fang Fang. Orientados pela deusa Nu Wa, eles têm que achar a Caixa de Xirang para conter a inundação.
Dia 3 de março
Episódio: Embatatados
Pilar ama batatas, mas sua mãe quer uma dieta mais variada. Ela vai com Breno e Samba para os Andes aprender a cultivar o alimento. Lá, eles descobrem que há mais de 4 mil tipos de batata. E Pilar decide variar (de tipo) a cada refeição.
Dia 4 de março
Episódio: Um Néctar dos Deuses
Samba come uma planta venenosa e fica à beira da morte. Pilar viaja com ele e Breno para a China, atrás de um herborista que possa salvar o gato. Lá, eles conhecem o Sr. Bao avô e buscam os pêssegos da vida eterna da Deusa Xi Wang Mu.
Dia 5 de março
Episódio: O Tambo dos Incas
Pilar quer ser a anfitriã perfeita, e vai com Breno e Samba aos Andes conhecer os tambos, as pousadas incas para viajantes. Na estrada, eles encontram um chasqui e recebem a missão de levar a receita do chá do imperador ao próximo tambo.
Dia 6 de março
Episódio: A Mina dos Desejos
A turma do Goiabão cria uma árvore dos desejos. Pilar convence Breno e Samba a irem aos Andes para realizar o seu. Lá, eles conhecem o Muqui, um guardião das minas, preso por um homem ambicioso. Junto com Yma, eles conseguem libertá-lo.
Conheça um pouco mais de cada personagem:
Pilar
Com 10 anos, Pilar tem uma visão de mundo muito original. Sua sede de conhecimento não é pouca, por isso, brinca que sofre de “gulodice geográfica”. Muito livre, Pilar defende o meio ambiente e a liberdade de todos, inclusive a dos animais. Tem uma coleção de apitos para chamar passarinhos e guarda muitos objetos em seu superbolso, que parece infinito. Junto com o gato Samba e o grande amigo Breno, embarca na rede mágica que herdou do avô e se aventura pelos quatro cantos do mundo. A cada viagem, descobre algo novo, passando por pequenas transformações que incorpora ao seu cotidiano. Toca guitarra e canta na Goiabanda. Adora brincar com os amigos no Goiabão, o terreno ao lado do prédio onde mora.
Breno
É o melhor amigo de Pilar. Os dois são vizinhos e fazem parte da turma do Goiabão. Ao contrário da protagonista, ele é bastante racional e mais desconfiado que Pilar. Cheio de ideias mirabolantes, vive criando maneiras novas de usar o que já existe ou tentando inventar novidades. Cria mochila com guarda-chuva, robô músico, descascador universal, etc. Quando Pilar tem uma ideia, ele ajuda a realizá-la. E quando se metem em encrenca, é, geralmente, ele que bola planos para saírem da enrascada. É um grande estrategista. Enquanto Pilar mergulha de cabeça nas novas culturas, ele analisa criticamente e considera algumas missões “praticamente impossíveis”. Mas, para Pilar, “praticamente impossível não é totalmente impossível”. Enquanto ela é otimista e esperançosa, ele tem pés fincados no chão. Em geral, Breno faz comentários engraçados e sarcásticos, que trazem humor para a série. Toca ukulelê na Goiabanda.
Samba
O gato de Pilar é guloso e curioso. Experimenta todo tipo de comida e se apaixona com facilidade pelas criaturas que encontra pelo caminho. É medroso, mas não hesita em atacar para defender Pilar, agindo quase como um “gato de guarda”. Impulsivo, se mete em confusões que obrigam Pilar e Breno a se arriscarem para salvá-lo. Tem uma cumplicidade imensa com Pilar e os dois se comunicam rosnando ou miando quando gostam ou implicam com alguém ou alguma coisa.
Susana
Tem 10 anos, mora na rua de Pilar, é muito ligada em números e vive fazendo contas. Bastante racional e organizada, é toda arrumada e não gosta de se sujar. Toca teclado na Goiabanda e ajuda a organizar campeonatos de tapioca e os encontros da galera.
Edu
Todo atlético, só pensa em esportes. Gosta de corrida, tênis, equitação, adora disputas. Um tanto competitivo, às vezes implica com os demais e quer desafiar todos em corridas e outras formas de competição. Toca baixo na Goiabanda.
Yolanda (Yôyô)
Louca por música, Yoyô está sempre com fones de ouvidos, usa roupa tipo jogging, faz um estilo DJ. É alto astral, vive de bem com a vida e não briga com ninguém. Mente aberta às novidades, acha que a música resolve tudo. Meio distraída, às vezes, nem chega a perceber os problemas que acontecem à sua volta. Toca percussão na Goiabanda.
Sobre os diretores da série
Bruno Bask
Diretor e criador na Mono Animation, atua há mais de 16 anos em animação, criando estórias e moldando em narrativas audiovisuais através de diferentes técnicas em Computação Gráfica. Com experiências em filmes de curtas, longas e séries, além de filmes de conteúdo de Marca. Em destaque, dirigiu filmes para marcas Hellmanns, Porto Seguro e Embraer, dirigiu o premiado curta “Buba”, e foi diretor de animação do longa “Tropa de Trapo” e da série “Glitter Model” (Disney Channel). É co-criador da série “Mundo Ripilica” (Discovery Kids) e atualmente co-dirige a série “Diário de Pilar” (NatGeo Kids)
Humberto Avelar
Criador e diretor de cinema de animação e TV. Formado em cinema pela UFF, dirigiu a série animada do “Sítio do Picapau Amarelo” para TV Globo/Mixer, os curtas ”Juro que vi” para Multirio e “Mundo Ripilica, as aventuras de Lilica, a Coala ” para Discovery Kids, entre outras produções. Seus trabalhos receberam premiações dentro e fora do Brasil destacando-se o “Japan Prize” (TV NHK), Prix Jeneusse Iberoamericano, Anima Mundi e CINEPE, além do selo “extremamente recomendado para crianças e adolescentes” pelo ministério da Justiça e Menção especial da UNICEF. Produz e desenvolve projetos com a Mono Animation há mais de 2 anos.
Sobre a autora Flávia Lins e Silva
Flávia Lins e Silva é autora e roteirista, formada em jornalismo com mestrado em Literatura infanto-juvenil pela universidade de Roehampton, UK. Trabalhou por 16 anos na TV Globo, colaborando em novelas, seriados e programas infanto-juvenis. Dirigiu documentários, tem mais de 10 livros publicados e sua série Diário de Pilar foi traduzida para Alemanha, França, México, Argentina, Polônia e vendeu 200 mil exemplares no Brasil. Flávia criou também a série Detetives do Prédio Azul (DPA) para o canal Gloob (há sete anos no ar), escreveu 3 longas-metragens dos mesmos Detetives, criou a série Valentins, junto com Cláudia Abreu. Desenvolveu também os seriados infanto-juvenis 6 na Ilha, produzido pela Hungryman para o canal Prime Box Brazil e Frequência Positiva, produzido pela 3 Tabela filmes para a TV Bahia. Em parceria com Tatiana Salem Levy, escreveu 3 peças infanto-juvenis em homenagem ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenadas em Portugal, onde a autora vive atualmente.