17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana terá transmissão ao vivo pela internet e telão de LEDna praia para público acompanhar todo o percurso

A mais longa disputa da modalidade no mundo será no próximo dia 14 com largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos

Sempre aguardada pelos canoístas e atletas de provas de aventura, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana terá uma novidade nesta 17ª edição, confirmada para o próximo dia 14. Agora, o público poderá acompanhar a mais longa prova a modalidade no Mundo, ao vivo pela internet, com áudio e vídeo, em transmissão pelo Youtube e também num painel de LED na Praia da Aparecida, em Santos, local da largada e chegada das equipes.

“A transmissão ao vivo, tanto pela internet, quanto no telão na arena que teremos na praia, vai aproximar ainda mais o público. Porque essa é uma prova que os espectadores acompanhavam a largada e a chegada, mas não assistiam o visual, as disputas, as estratégias e agora todos poderão saber e entender mais como essa disputa é complexa, é seletiva, emocionante, apaixonante. Era algo que faltava, será um diferencial”, diz o criador do evento, Fábio Paiva, sem dúvida, o maior entusiasta da modalidade no Brasil.

Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana 2019 – Foto: Ivan Storti

A transmissão será feita pela Time Cine Broadcast, empresa com 14 anos no ramo e com grandes eventos, como a Semana de Vela de Ilhabela e o Aloha Spirit, que também conta com disputas de canoa havaiana, este desde 2016. Nesta prova, o trabalho exigirá uma complexidade, sobretudo pelo percurso, que tem 75 km, passando por trechos de mar, inclusive com ondulações e rio, no Canal de Bertioga e no Porto de Santos, com alguns pontos bem afastados ou de difícil acesso.

Serão quatro câmeras, uma delas com drone, acompanhando durante toda a prova, divididos em duas embarcações. “No barco principal de transmissão, a câmera 1 acompanhará as canoas que se destacarem no pelotão da frente, a câmera 2 fará apoio de imagens com as equipes navegando no percurso e ainda a câmera 3 mostrando a preparação das equipes de apoio, largada e chegada da areia, entrevistas”, conta o CEO da Time Cine Broadcast, Alexandre Lopes.

Ele explica que a transmissão envolveu muito estudo e conta com experiência em outros eventos aquáticos. “Temos como base a Semana de Vela de Ilhabela e, sobretudo, na TV Aloha. Entretanto, passamos três anos estudando o percurso da Volta à Ilha de Santo Amaro para desenvolver uma solução que mantivesse o sinal estável, devido à região, com trechos muito montanhosos, que geram sombra no sinal. É um sistema completamente novo e diferente, desenvolvido pela nossa equipe de engenheiros para uso exclusivo neste tipo de percurso”, reforça.

Tribo QPira – Foto: Ivan Storti

Na transmissão, o conhecido locutor de provas do gênero, Fernando Bonfá, será responsável pela narração, com comentários da ex-remadora de canoa, Gisele Volpi, que já venceu a Volta à Ilha, em sua primeira edição, na categoria mista e é atual vice-campeã mundial master (50-54 anos) de surfski. Para acompanhar a prova ao vivo o link é o https://www.youtube.com/watch?v=iA0XafTcwz4. “Levaremos essa prova para qualquer lugar do Mundo. Realmente era o que faltava”, comemora Fábio Paiva.

A 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana terá início às 8 horas na Praia da Aparecida, em frente ao Colégio Escolástica Rosa, em Santos, mesmo ponto da chegada. Depois da tradicional “roda de energia”, envolvendo todos os competidores, a largada é feita no estilo “Le Mans”, com os atletas empurrando a canoa em direção ao mar.

A prova costeia a Ilha de Santo Amaro, onde fica Guarujá, primeiro pelo mar e a segunda metade pelo Canal de Bertioga e Porto de Santos. São nove atletas na equipe, com três sempre no revezamento, feito com a canoa em movimento, mais um componente de emoção na competição. Todas as equipes contam com barcos de apoio, acompanhando todo o percurso, e também responsáveis por levar os atletas que estão revezando.

A 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana tem o patrocínio de DP World Santos, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, Sabesp, Baraçaí, Secretaria Municipal de Esportes de Santos, Drones Litoral e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo