Acontecerá na próxima terça-feira (10) o lançamento do livro “Vertentes: Nossos Poemas”, obra idealizada pela Life Editora que reúne cinco dos principais nomes da literatura sul-mato-grossense: Elizabeth Fonseca, Guimarães Rocha, Henrique de Medeiros, Ileides Muller e Rubenio Marcelo. Todos são membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e têm extenso currículo de publicações individuais, vários livros editados, mas agora se juntam em parceria poética para compor a diversidade de estilos literários disponíveis em nosso Estado. A obra traz também comentário do imortal Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.
Na abertura do evento, haverá uma apresentação artística do violonista clássico e concertista Marcelo Fernandes, doutor em música e um dos principais nomes do violão contemporâneo. A noite de autógrafos, que acontece a partir das 19h30 na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, contará com a realização de uma mesa literária com os cinco autores, com mediação da professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli. “‘Vertentes’ é uma obra que marca pelo inusitado da publicação e pela diversidade em completa e mágica harmonia. Em um só instante o leitor terá a oportunidade de conhecer cinco poetas da literatura do MS, cinco universos diferentes, cada qual com sua essência poética”, resume Ana Maria.
Geraldo Ramon Pereira, responsável por prefaciar o livro, assim asseverou: “Vertentes – Nossos Poemas’, em suma, é uma espécie de graal contendo cinco essências poéticas diferenciadas, mágica e caprichosamente integradas em performances linguísticas, com o fito de embevecer os privilegiados leitores”. Ramon definiu também um pouco do estilo de cada autor: Rubenio Marcelo apresenta poemas em versos livres, com forte dosagem metafórica e filosófica, repletos de simbolismo, que nos convidam à reflexão; Ileides Muller traz poemas que induzem à meditação, exercitando especialmente a fé e a virtude; Guimarães Rocha traz ora poemas românticos, ora temas de valorização da pátria e da família, dentre outras temáticas; Já os versos de Henrique de Medeiros são mais livres, fortes e fluentes, à custa de vocábulos bem escolhidos; e Elizabeth Fonseca traz versos caracterizados pela objetividade, com ternura e leveza, enfocando pessoas, fatos, lugares. Uma oportunidade única de conhecer diferentes estilos da literatura sul-mato-grossense em uma única obra.
Serviço: O livro “Vertentes: Nossos Poemas”, 262 páginas, 180 poemas, idealizado pela Life Editora, será lançado na próxima terça-feira, dia 10 de março, a partir das 19h30 na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras: Rua 14 de Julho nº 4653 – São Francisco. Na ocasião será realizada uma mesa literária com os cinco autores.