O outono é uma estação onde ocorre uma grande redução da chuva sobre o Centro-Oeste do Brasil. Como exemplo, em janeiro, segundo cálculos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – para o período de 1981 a 2010, a média de chuva normal no estado de Mato Grosso em janeiro varia de 250 mm a 350mm. Mas em abril, no começo do outono, esta média já cai para a faixa de 100 a 150mm. Em Brasília, a média de chuva para janeiro é de 209 mm, mas cai para apenas 5mm em junho.
Em maio e em junho, o clima é normalmente com pouca chuva e os períodos de estiagem já são longos na maior parte do Centro-Oeste. Dias secos, ensolarados, com tardes quentes e noites relativamente frescas são comuns no outono na Região.
É também no outono que chegam as primeiras massas de ar frio de origem polar com força para derrubar a temperatura e até eventualmente provocar geada em Mato Grosso do Sul.
Para esfriar por toda da Região Centro-Oeste é preciso que a massa de ar frio grande e continental entre pelo interior do país. Porém, poucas vezes isto acontece. Assim, várias massas de ar frio causam quem da temperatura em Mato Grosso do Sul e até em áreas de Mato Grosso, mas poucas conseguem chegar a Goiânia ou a Brasília.
Acesse o conteúdo na íntegra e confira a análise do meteorologista Filipe Pungirum sobre o outono 2020 na Região Centro-Oeste: http://www.climatempo.com.br/noticia/2020/03/22/tendencia-ara-o-outono-2020-no-centro-oeste-2430
Fonte: Climatempo