As fortes chuvas que desde o início desta semana vem caindo na Região Sul do Brasil está afetando diversos municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e também, no Estado do Paraná.
No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, 60 municípios foram atingidos e o número de pessoas afetadas aumenta a cada dia. Voltou a chover forte em vários municípios nesta quinta-feira (15/10), e em algumas cidades chegaram a cair pedras de granizo.
A Defesa Civil informou agora a pouco que as equipes da entidade e do Corpo de Bombeiros já estão nos municípios mais afetados, prestando ajuda a população. Estão sendo distribuídos lonas e água mineral.
De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil Gaúcha, 6 mil pessoas estão desalojadas, tendo todas sido encaminhadas para abrigos públicos. Ao todo, 50,5 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades em todo o Estado.
Militares da Brigada Militar informam que várias rodovias estaduais se encontram bloqueadas em decorrência de deslizamentos de terra. A RS-287, na altura do município de Santa Maria, encontra-se totalmente interditada.
Já os rios e lagos do Estado, que estavam transbordando, permanecem cheios, mas houve uma significativa melhora. O estado de atenção permanece.
O Rio Guaíba, que ‘corta’ a capital Porte Alegre, permanece com o nível de água acima do normal, e por precaução, as autoridades decidiram manter o estado de alerta.
Ainda existem alagamentos em várias ruas e avenidas de Porto Alegre, e a orientação para motoristas e pedestres, é para que tomem o devido cuidado, e evitem trafegar pelas áreas inundadas.
Com informações das Assessorias da Brigada Militar/RS e da Defesa Civil/RS