Nesta quarta-feira (8), o Instituto Êxito de Empreendedorismo, instituição sem fins lucrativos, realizou a entrega das primeiras cestas básicas arrecadadas na campanha Êxito Solidário. A iniciativa, que começou na última sexta-feira (3), já arrecadou mais de 1.600 cestas, que estão seguindo para as crianças e famílias assistidas pelos projetos apoiados pela Fundação Amor Horizontal, de São Paulo; pelo projeto Transforma Brasil, que tem abrangência nacional; e pela Ação Social Trade Turístico de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Pernambuco.
O objetivo da ação é ajudar micro e pequenos empreendedores, além de profissionais informais e suas famílias em todo o Brasil, que estão sofrendo os impactos econômicos e sociais da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “É muito satisfatório ver que a nossa ação já está se materializando e indo, literalmente, para a mesa das pessoas. Ainda estamos no início, afinal a nossa meta é arrecadar 50 mil cestas, mas não vamos parar de lutar para ajudar aqueles que mais precisam neste momento”, destaca o presidente do Instituto Êxito, Janguiê Diniz.
As primeiras instituições beneficiadas foram a Creche Bela Vista, que atende uma média de 200 crianças da região central de São Paulo, e o Grupo de Assistência ao Tratamento e Hospedagem Infantil (Grathi), casa de apoio localizada na Zona Sul da capital paulista, que recebe mães com seus filhos, de todo o Brasil, para fazerem tratamento médico pelo SUS. Ambas são filiadas à Fundação Amor Horizontal, instituição sem fins lucrativos que trabalha para atender as necessidades emergenciais de crianças em situação de vulnerabilidade social. “A alimentação e os cuidados são essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança. Com as doações de cestas básicas na campanha, iremos apoiar milhares de crianças e famílias que dependiam da refeição nos projetos sociais que tiveram que ser fechados”, explica Carol Celico, fundadora e presidente da Fundação. Também foram contempladas nesse primeiro momento iniciativas assistidas pelo projeto Transforma Brasil, que tem abrangência nacional e sede no Recife, Pernambuco; e os beneficiados pela Ação Social Trade Turístico de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no mesmo estado.
A campanha Êxito Solidário vai arrecadar 50 mil cestas básicas por meio de doações que podem ser feitas no site www.institutoexito.com.br/doacoes. No endereço, o doador escolhe com quantas cestas quer contribuir – cada kit custa R$ 50 – e realiza o pagamento online, por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
A medida visa dar apoio a profissionais e famílias que estão com a renda comprometida devido às medidas de isolamento social adotadas no combate ao novo coronavírus. “A quarentena é necessária, todos que podem devem ficar em casa. No entanto, essa paralisação tem um forte impacto na renda das famílias, principalmente as mais pobres. É por isso que realizamos essa campanha, para que os trabalhadores mais afetados pela crise tenham, ao menos, o básico: comida na mesa”, reforça Janguiê Diniz.