Fortes rajadas de vento, algumas em torno dos 100 km/h, foram observadas na manhã desta terça-feira, 14 de abril, em locais dos estados do Sul do Brasil, de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
As intensas rajadas foram provocadas pelo deslocamento de uma linha de instabilidade(*) que se formou por causa de uma frente fria que avança sobre o Sul do país e também pelo ciclone extratropical que está associado com esta frente fria.
Frente fria associada a um ciclone extratropical avança sobre o Sul do BR em 14/4/2020.
Uma linha de instabilidade avança de SP para MG.
Aqui tem mais informações sobre saúde, condições do tempo e covid-19
As nuvens carregadas da linha de instabilidade provocaram rajadas de 104 km/h em Paranapoema , no interior do Paraná. Já o ciclone extratropical foi responsável pela rajada de 93 km/h em Bom Jardim da Serra que o INMET registrou na região do Morro da Igreja.
No decorrer desta terça-feira, outras rajadas intensas poderão ocorrer. De forma geral, as rajadas provocadas pelas nuvens carregadas da linha de instabilidade podem chegar aos 80 km/h. Porém, as rajadas provocadas pelo ciclone extratropical podem passar um pouco dos 100 km/h nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. Rajadas em torno dos 100 km/h também podem ocorrer no decorrer desta terça-feira no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A linha de instabilidade avançou sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo e no fim da manhã provocou fortes rajadas de vento e chuva também em áreas do Triângulo Mineiro, que terá mais pancadas de chuva no decorrer da tarde.
Confira algumas fortes rajadas registradas pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – no dia 14/4/2020, até 12 horas (Brasília)
- Paranapoema (PR): 104 km/h (entre meia-noite e 2h)
- Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 93 km/h (entre 11h e 12h)
- Costa Rica (MS): 74 km/h (entre 6h e 7h, de Brasília)
- Conceição das Alagoas (MG): 73 km/h (entre 11h e 12h)
- São José dos Ausentes (RS): 69 km/h (entre 3h e 5h)
- Dracena (SP): 64 km/h (entre 3h e 4h)
- Ibitinga (SP): 64 km/h (entre 11h e 12h)
Coronavírus e poluição: combinação perigosa
Já para esta quarta-feira, 15 de abril, a previsão é de diminuição da intensidade dos ventos. A previsão é de rajadas de até 70 km/h para o sul do Rio Grande do Sul e rajadas entre 40 km/h e 60 km/h para outras áreas no sul gaúcho, leste e nordeste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre e também para o sul de Santa Catarina, incluindo a serra catarinense.