Agentes de Orientação Empresarial, a serviço do Sebrae/MS, estão percorrendo 31 bairros da Capital, além de 44 municípios do interior do estado, para orientar donos de pequenos negócios na gestão do empreendimento. Através do projeto Negócio a Negócio, equipes de especialistas visitam estabelecimentos para realizar diagnóstico gratuito e propor soluções nas áreas financeira, de mercado, marketing, layout de loja; entre outras.
“É muito importante que o empresário abra as portas da empresa e aceitem as sugestões destes profissionais, para então verem a melhora nos resultados”, ressalta Viviane Matos, analista técnica do Sebrae e gestora do projeto.
A ação é dividida em três fases. No primeiro momento, o empresário é apresentado à proposta do projeto e deve preencher um formulário para cadastro. O agente faz algumas perguntas sobre como estão os negócios e identifica alguns pontos a serem aprimorados ou transformados na empresa.
Em outra oportunidade, o Plano de Ação é entregue, relatório que contém o resultado da avaliação feita na primeira visita, já com a indicação de ações e treinamentos a serem realizados. Diversas atividades indicadas são gratuitas; porém, existem algumas que demandarão investimento por parte do empresário.
Na última etapa, o agente verifica se as sugestões foram colocadas em prática e se coloca à disposição caso surjam dúvidas. “É fundamental que as sugestões sejam colocadas em prática para que se tenha efetividade”, reforça Viviane Matos.
Bairros e cidades atendidas
Em Campo Grande, foram escolhidos os bairros com maior densidade empresarial: Aero Rancho, Amambaí, Autonomista, Carandá, Centro, Chácara Cachoeira, Coronel Antonino, Cruzeiro, Guanandi, Jardim Leblon, Jardim Panamá, Jardim Paulista, Jockey Club, Mata do Jacinto, Monte Castelo, Moreninhas, Nova Lima, Novos Estados, Pioneiros, Santo Amaro, São Conrado, São Francisco, Tijuca, Tiradentes, Universitário, Vila Carvalho, Vila Glória, Vila Margarida, Vila Nasser, Vila Planalto, Vilas Boas.
O Negócio a Negócio está presente nas seguintes cidades: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Figueirão, Paraíso das Águas, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Glória de Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Jaraguari, Mundo Novo, Inocência, Itaporã, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Terenos, Três Lagoas.
Serviço
Mais informações sobre os projetos do Sebrae para o microempreendedor individual, a microempresa e a empresa de pequeno porte, basta acessar www.ms.sebrae.com.br ou entrar em contato na Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.