Mesmo antes da crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, as formas de trabalhar, de relacionar-se e de consumir já estavam em constante mudança. Nos últimos anos, as tecnologias móveis e sociais transformaram a maneira como interagimos e fazemos negócios.
Agora a revolução digital abre caminhos num novo mundo que requer infraestruturas capazes de sintetizar quantidades massivas de dados extraídos de bases de dados cada vez maiores, envolvendo enormes ecossistemas tecnológicos, incluindo nuvens públicas, privadas e híbridas.
Os objetivos e metas deste novo mundo redesenhado pelo enfrentamento da Covid-19 já está se interligando ao cenário pós-pandemia, mostrando o porquê a TI se tornou mais do que nunca uma atividade essencial que move o mercado desse novo relacionamento de prestadores de serviços versus clientes.
“Para prover e sustentar as novas e eficientes plataformas de serviços tecnológicos, é necessário levar em conta e priorizar a realização de um plano de continuidade do negócio, independente do seu segmento, traduzindo de maneira eficaz a alta disponibilidade da tecnologia em geral”, explica o CTO da empresa localizada em Alphaville, EtheriumTech, Márcio Lima.
Entre os serviços desenvolvidos pela EthertiumTech estão arquiteturas de microsserviços capazes de integrar diversos canais com o sistema de gestão (ERP) de uma organização. Cada um desses serviços é isolado, autônomo e independente e fica disponível para ser integrado com qualquer canal. Esse sistema permite a manutenção de um processo contínuo de liberação de novos serviços para o cliente.
Aderindo ao sistema de elasticidade, onde o cliente tem a autonomia para aumentar ou diminuir recursos computacionais de acordo com a sua necessidade, a empresa oferece a possibilidade de promover maior performance. Um exemplo atual é o serviço de streaming, cuja demanda explodiu durante a quarentena. Nesse caso é possível dimensionar os recursos para que não ocorram interrupções no momento de uma live ou cursos online, via streaming.
No caso da EtheriumTech, para promover um atendimento de TI personalizado e econômico, a empresa oferece modelos de assinatura personalizados que eliminam custos com aquisição de licenças de uso e com a adoção do Custo Total de Propriedade e de manutenção.
“Disponibilizamos também modelos de contratação onde o cliente paga sob demanda. Apenas paga sob aquilo que utiliza e pode ir agregando novos recursos na medida da sua necessidade”, ressalta Márcio.
“Neste mundo de incerteza econômica, o cliente não precisa se preocupar com o provisionamento de recursos tecnológicos, não havendo necessidade de calcular o quanto vai consumir no futuro, o contrato é personalizado, aumenta ou diminui a infraestrutura conforme o seu crescimento”, destaca Márcio Lima.
Ainda de acordo com o CTO da EtheriumTech, na contratação de uma empresa de TI é importante observar a capacidade de recuperação de desastres que a empresa oferece e a suas políticas de priorização da segurança de dados. “No caso da EtheriumTech, temos datacenters com certificações ISO 27001, principal norma e regulamentação do sistema de gestão da segurança da informação, além do suporte para replicação em datacenters em localidades diferentes, o balanceamento de carga dos recursos computacionais envolvidos no projeto e aplicação de políticas de backup e redundância eficientes”, ressalta.
Isso evita, por exemplo, que uma empresa ou prefeitura que implemente atendimento aos cidadãos por meios digitais precise desembolsar milhões de reais na compra de servidores próprios, e ainda manter o serviço sempre funcionando.
Em caso de falha, Márcio destaca que a estratégia mais assertiva é assumir os sistemas de contingência com especialistas cuidando do suporte, manutenção preventiva, backups e monitoramento 24x7x365.
A EtheriumTech adotou o ambiente de Cloud, uma tendência tecnológica atual. Esse tipo de armazenamento permite que qualquer membro da equipe tenha a possibilidade de acessar os bancos de dados da sua empresa de onde estiver e quando quiser, além de otimizar o trabalho e eliminar a barreira da distância quando se trata de assuntos urgentes.
“Promovemos a sustentação aos projetos de transformação digital e inovação aliado as boas práticas internacionais de segurança, a TI certamente tornou um negócio essencial nos dias de hoje”, conclui Lima.