No ano passado, a Volkswagen realizou diversas gravações dos comerciais para o lançamento do novo Golf na Argentina. Com a mensagem “Life happens with a Golf” (“A vida acontece com um Golf”, em tradução livre), o comercial mostra diferentes situações que ocorrem dentro do modelo, como a de um casal recém-casado entrando no carro.
No entanto, na semana passada, a Volkswagen liberou em suas redes sociais um anúncio de apenas dez segundos do Golf, que recebeu diversas críticas por conteúdo racista. No vídeo, um homem negro é puxado da rua para a calçada por uma mão gigante branca. Depois, ele é empurrado até uma porta e para dentro de um estabelecimento.
Muitas pessoas entenderam que o comercial poderia ser simbolicamente racista. De acordo com a televisão alemã, a mão gigante poderia ser interpretada como um gesto de “poder branco“.
Em resposta, Jurgen Stackmann, do conselho de administração da empresa, fez um pedido de desculpas por meio de um comunicado: “Postamos um vídeo publicitário racista no canal da Volkswagen no Instagram. Entendemos a indignação pública com isso. Também estamos horrorizados. Nós temos vergonha disso e não podemos explicar como isso aconteceu”.
Ele ainda relembrou que a marca carrega uma culpa histórica por conta do apoio ao regime nazista na Alemanha, a empresa foi criada para fabricar o Fusca a mando do Reich de Adolf Hitler. “Na Volkswagen, estamos cientes das origens históricas e da culpa de nossa empresa durante o regime nazista. É exatamente por isso que nos opomos firmemente a todas as formas de ódio, calúnia / propaganda e discriminação”, completou. A fabricante garantiu que irá investigar o caso e descobrir como o comercial foi produzido.
Por questões morais e éticas, não publicaremos o comercial nesta matéria. A peça, reproduzida por outros veículos de imprensa, pode ser vista aqui.